Publicidade
Janaína Rueda
Janaína Rueda / Crédito: Divulgação

Janaína Rueda, chef do ‘O Bar da Dona Onça’, em São Paulo, tem motivos para comemorar: ela foi eleita a vencedora do American Express Icon Award 2020 na América Latina. O reconhecimento, apresentado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, celebra quem contribuiu de forma notável para a indústria de restaurantes e usou seu perfil como chef para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas.

Rueda será homenageada na contagem regressiva virtual da lista Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinada pela S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 3 de dezembro. O prêmio reflete o compromisso da chef paulistana com a comunidade, desde a campanha por refeições escolares saudáveis e gastronomia inclusiva, até a mobilização de líderes da indústria em torno dos esforços de combate à Covid-19, além da ajuda às comunidades vulneráveis durante a pandemia.

“É muito gratificante e emocionante ser reconhecida por um prêmio como este. Espero que este espaço ajude a sensibilizar para temas mais importantes, como o debate sobre a diversidade e a procura de uma gastronomia cada vez mais inclusiva e democrática. É nosso papel, como representantes do setor alimentício, apoiar os mais vulneráveis, especialmente neste momento de pandemia. A hora de mudar é agora”, diz Janaina Rueda.

https://www.instagram.com/p/CEot5bDJ3fh/

Em época de pandemia, quando Janaína e o marido se viram forçados a fechar os restaurantes por tempo indeterminado, eles perceberam que, sem o apoio governamental adequado, milhões dos trabalhadores de restaurantes em todo o Brasil corriam risco de desemprego. Em resposta, Rueda ajudou a unir cerca de mil chefes e funcionários do setor de hospitalidade de todo o país.

Seus esforços para exigir apoio financeiro vital do governo brasileiro levaram à coordenação de uma série de postagens ‘SOS’ no Instagram, formando uma frente unida de figuras do setor. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para conter ainda mais demissões. Além desses esforços, Rueda transformou seu restaurante casual, O Bar da Dona Onça, em um centro de distribuição que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e entrega itens essenciais às comunidades mais vulneráveis do centro de São Paulo.

William Drew, Diretor de Conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “Nestes tempos difíceis para a indústria, Janaina Rueda se dedicou a esforços vitais de recuperação. Ela acredita piamente no direito de todos terem acesso a uma alimentação boa e saudável e defende a gastronomia como uma alavanca para a mudança social. Seu desejo de inspirar mudanças positivas a torna a recebedora perfeita deste prêmio para 2020.”

Rueda cresceu no centro de São Paulo, e aprendeu a cozinhar quando abriu o Dona Onça. Além do restaurante, ela e o marido são donos da Hot Pork, um quiosque de fast-food que vende cachorro-quente orgânico em embalagens biodegradáveis, a Sorveteria do Centro e um laboratório no icônico prédio do Copan onde trabalham sobre novas ideias e hospedam outros chefs. Para acompanhar mais o trabalho de Janaina, bastante seguir a chefe no Instagram!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter