Se o tema da 29ª Bienal de São Paul era a relação entre arte e política, quem mais levantou polêmica, sem dúvida, foi Gil Vicente, que, mesmo sob protestos da OAB-SP, conseguiu expor as obras um tanto controversas em um espaço nobre entre os 27 mil m² do prédio. Os quadros mostram o próprio artista apontando uma arma para líderes políticos e religiosos.
* A abertura da mostra, na noite dessa terça-feira, era apenas para convidados, e foram muitos. O prédio ficou cheio de artistas, críticos e, claro, políticos – Glamurama também estava lá. Quem recebia os convidados de peso era Heitor Martins, sempre junto da mulher Fernanda Feitosa. Fizeram passeios por todos os andares com quem chegava, e as pessoas não paravam de chegar.
* Milú Villela, Hector Babenco, Maria Ignez Barbosa, Vik Muniz, Carlinhos Jereissati, Sergio Kalil, Abilio Diniz com a mulher, Geyze, e o filho João Paulo, que estava acompanhado da gravidíssima Ana Garcia. Esses foram apenas alguns dos que passaram por ali nas primeiras horas de Bienal. Muitos, aliás, seguiram direto para a casa de Daniel e Bia Roesler, que faziam festa extraoficial em comemoração à 29ª Bienal.