Publicidade

Depois da edição de luxo, a Chonicle Books resolveu lançar uma versão mais acessível do livro “The Complete Centerfolds”, da "Playboy". Isto mesmo: todas as coelhinhas que apareceram na revista desde o seu lançamento nos anos 50, até a edição de dezembro de 2007. Fora o apelo óbvio, este livro vale como um estudo sobre o desejo. De mulheres barrigudinhas e coxudas, passando pelos quadris largos dos anos 60, o aparecimento dos seios de silicone, até a magreza fundamental dos anos 00, as mulheres foram mudando e parece que os padrões que governam o desejo também.

 Foto: Reprodução

O leitor da "Playboy" de hoje não é o mesmo, assim como as coelhinhas, e o mais interessante é que, olhando para as transformações chega-se à conclusão de que praticamente a única coisa que permanece a mesma é o desejo do homem por uma mulher perfeita, glamourizada, que se oferece aos olhos deliciosa, fácil e cheia de promessas de prazer, como num sonho que se materializa – ao menos no papel – pela bagatela de R$ 10,00. De resto, no que diz respeito ao corpo, tudo é diferente.

 Foto: Reprodução

Fica a pergunta: se na seara heterossexual o desejo continua o mesmo ou o homem quer a mulher e vice-versa, o que faz com que os corpos estejam tão diferentes? Nós, mulheres, nos subtemos à moda, escravizadas, ou os padrões de comportamento mudaram, tornando mais desejáveis outros padrões de beleza? E mais uma pergunta: será que o leitor contemporâneo desse livro é capaz de se excitar com uma foto de 1959? Ou apenas nutrir uma certa ternura por essa mulher nua, que mais parece a sua mãe quando conheceu o seu pai?

Por Luciana Pessanha

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter