Publicidade


O mal –e o bem– da atualidade é o cuidado excessivo com o corpo e de forma errada. Diante deste tema tão polêmico, a Casa do Saber Rio, que fica em Ipanema, convocou a nutricionista Bia Rique para uma série de palestras sobre temas diferenciados. Glamurama aproveitou o momento para saber um pouco mais sobre alguns assuntos interessantes como vegetarianismo, agrotóxicos, hormônios e envelhecimento.

Lembrando que Bia Rique é nutricionista, especialista em Psicossomática Contemporânea e representante oficial no Brasil da American Overseas Dietetic Association (Aoda), afiliada internacional da Academia Americana de Nutrição. Confira a entrevista.

Vale a pena ser vegetariano?
O vegetarianismo pode ser uma excelente opção de vida saudável, mas não necessariamente a única. Existem vegetarianos que melhoram a qualidade da alimentação como um todo, mas outros abusam de carboidratos, doces e até alimentos processados. É preciso equilíbrio. Por outro lado, ao eliminar a carne vermelha e optar por consumir peixes e aves sem antibióticos, além de legumes, vegetais, grãos, cereais e frutas, é possível ter uma vida mais longa. Na nutrição, para ter o efeito benéfico ou prejudicial dos alimentos, é preciso três coisas: tempo, regularidade e quantidade.

Como os agrotóxicos e hormônios pioram a saúde do organismo e como estes agentes atuam no corpo?
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Mais importante do que comprar orgânicos é criar um movimento nacional contra o uso abusivo de defensores químicos. Quanto aos hormônios, acredito que exista um problema maior que é o uso também abusivo dos antibióticos, para que as aves cresçam mais rápido e sem doenças, além de aumentar a produção dos frigoríficos. O problema é tão grande que o “New York Times” apelida os antibióticos de “Fat Drug”.

Em sua palestra, você alerta “com que corpo eu quero envelhecer?”. O que isso significa?
Tudo que fazemos na vida, seja ir ao médico, viajar, comprar uma roupa ou emagrecer, é buscando a felicidade. Portanto, vou abordar nesta aula não apenas com que corpo é desejável envelhecer, mas o estilo de vida. De nada adianta tomar todas as vitaminas, fazer todos os exercícios e cuidar da alimentação, pois problemas podem surgir. É importante ter uma visão holística da vida e fazer tudo que a ciência proporciona para viver mais e melhor. Mas acima de tudo, precisamos construir mais significados de vida para termos um corpo que seja nosso companheiro.

Gostou? A palestra de Bia Rique sobre esses assuntos acontece no dia 9 de abril, na Casa do Saber Rio, na Avenida Epitácio Pessoa, 1169, Ipanema. Mais informações pelo (21) 2227-2237

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter