Publicidade
Terapias alternativas || Créditos: Pixabay
Terapias alternativas || Créditos: Pixabay

Estresse, ansiedade e todos os problemas que foram acentuados com a pandemia de coronavírus podem ser minimizados com a ajuda de terapias alternativas e pequenos atos durante o dia que podem restabelecer o bem-estar. Entre eles, o uso de terapias alternativas, como os florais alquímicos e os óleos essenciais, por exemplo. Os compostos naturais não têm efeitos colaterais e podem ser usados por todas as idades com a indicação de um profissional. Por isso, Glamurama pediu algumas dicas de Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab, para o uso desses produtos de forma benéfica e consciente. Vem!

Como florais alquímicos e óleos essenciais podem ajudar?

Existem opções de florais alquímicos, que são remédios vivos, e de óleos essenciais, a parte mais rica das plantas, para encontrar o equilíbrio na questão física, emocional e mental. Estes trazem bem-estar, diminuem os níveis de ansiedade, e podem oferecer sensação de clareza e segurança, muito necessárias neste momento. “Já que hoje não podemos sair para o mundo ou ter um encontro saudável com a natureza, podemos promover o encontro interiormente, por meio dos florais alquímicos”, explicou Joel.

O uso do florais alquímicos traz para nosso corpo as virtudes da natureza, como a calma. “Cada planta possui um ativo molecular específico que deverá ser o mesmo do óleo essencial, este é usado na Aromaterapia, por exemplo, como uma ferramenta de apoio para saúde, equilíbrio e bem-estar”, contou Cristiane Pagliuchi, aromaterapeuta, osmóloga, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da Vegana.

Se mantenha lá em cima!

O inverno tem relação direta com a redução da imunidade, assim como ansiedade e estresse recorrentes. “Em cenários de estresse, ansiedade, coação e insegurança o nosso organismo é diretamente afetado no físico e no emocional”, disse Cristiane. No momento, muito frequentemente, estes fatores ainda se somam a mudança e piora na alimentação e na apatia e falta de exercícios físicos causados pelo isolamento social.

Para os especialistas, algumas mudanças no dia a dia já podem fazer a diferença para recuperar o bem-estar e a saúde. Por exemplo, manter a mente ocupada, arrumar o ambiente da casa e retirar o que já não é mais essencial. “Essa limpeza é fundamental, tirar tudo o que não te serve mais para deixar a vida mais limpa”, revelou Joel.

Dentre os óleos essenciais a dica da aromaterapeuta é a Lavanda francesa que proporciona a diminuição da ansiedade e auxilia no relaxamento físico e mental. Já em relação aos Florais Alquímicos a AlkhemyLab by Joel Aleixo indica o Imunosinergia, para fortalecimento do sistema imunológico, com ação bactericida e antisséptica, e os compostos alquímicos Proteção, de proteção energética que minimiza situações de ansiedade, medo e pânico, e Imunidade, para aumentar a resistência corpórea, proteger de doenças contagiosas e auxiliar em tratamentos de resfriados e gripes.

Ritual em casa

Cristiane tem receitas de hidratante natural para noite e dia com blend de óleos essenciais, a mesma combinação pode ser usada por até 15 dias. De acordo com a aromaterapeuta os óleos podem ser variados de acordo com o sentimentos e sintomas a serem tratados. Deve-se escolher o seu óleo vegetal preferido como carreador ou uma base neutra. Para noite, separe em um pote ou recipiente que consiga fechar (com tampa) 10 ml de óleo vegetal ou 5 colheres de sopa cheias de creme neutro junto com 1 gota de óleo de lavanda e 1 gota de laranja doce ou bergamota e 2 gotas de alecrim, usando após o banho ou antes de dormir.  Já para o dia, utilize o mesmo carreador com 2 gotas de óleo de lavanda e 1 gota de laranja doce ou bergamota e 1 gota de erva doce. Use em todo o corpo como hidratante. Essa dosagem é suave e segura, pode ser conservada por até 5 dias. Ideal para relaxar, acalmar, tranquilizar e alegrar.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter