Publicidade

Quando esteve no Brasil em visita oficial no fim de 2008, Nicolas Sarkozy se encantou com a arquitetura da embaixada da França em Brasília. E não é pra menos: parte do projeto foi concebido pelo suíço Le Corbusier, um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna.
 * O edifício, no entanto, é pouco conhecido pelo público e pela crítica. E foi com essa motivação que a embaixada organizou a edição de um livro sobre a construção para homenagear o Ano da França no Brasil. Vinte edições especiais foram confeccionadas. Uma delas, claro, foi dedicada a Sarkozy e entregue a ele na última visita que o presidente fez ao Brasil, no início de setembro deste ano.
* Com fotografias de Tuca Reinés e uma ampla pesquisa sobre o projeto de Le Corbusier, que inspirou a carreira de Niemeyer, a obra traz reproduções dos croquis e anotações do arquiteto. Ah, e o livro será editado para o grande público. O lançamento deve acontecer ainda este ano na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Embaixada da França no Brasil: livro comemorativo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter