Publicidade
Alexandria Ocasio-Cortez || Créditos: Reprodução
Alexandria Ocasio-Cortez || Créditos: Reprodução

Anotem esse nome: Alexandria Ocasio-Cortez, 28 anos, ex-bartender americana de classe média baixa transformada em promessa da política e que acaba de fazer história. Como? Simplesmente derrotando um dos maiores caciques do Partido Democrata que buscava a reeleição como deputado e levou a pior nas prévias das agremiação que rolaram nessa terça-feira, em Nova York.

Titular do posto de deputado por NY há pelo menos dez mandatos, Joe Crowley, de 56 anos, ficou atrás de Ocasio-Cortez na preferência dos colegas para concorrer a um cargo como representante do estado no Congresso em novembro. Ela recebeu 57,5% dos votos, e caso vença o pleito se tornará a mais jovem deputada da história dos EUA.

Descendente de latinos, Ocasio-Cortez nasceu no Bronx e se tornou ativista de várias causas ainda na adolescência. Em 2016, ela atuou como voluntária na pré-candidatura de Bernie Sanders à Casa Branca. Assim como o veterano, a jovem declara ser socialista.

Formada em economia e relações internacionais pela Boston University, seu pai morreu no auge da crise de 2008 e ela mora com a mãe, que se vira nos 30 dando expediente como diarista e motorista de ônibus, e é uma típica “millennial”, membro da parte da população nascida entre 1980 e meados dos anos 1990. É justamente o público que até mesmo os políticos mais experientes têm mais dificuldade para conversar atualmente, o que a torna única nesse momento. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter