Publicidade
À direita, . À esquerda os varenikes, pasteizinhos poloneses || Créditos: Divulgação

Foi depois de uma viagem para a Polônia, país de origem de sua família, que Clarice Reichstul resolveu aprender como preparar os varenikes, populares pastéis poloneses recheados de creme azedo e cebola caramelizada. Depois de muitas encomendas, a receita acaba de dar vida a um projeto maior com a abertura da delicatessen Paca Polaca, em
Pinheiros. Na “lojinha”, como Clarice chama o espaço, estão à venda receitas para levar para casa e um menu enxuto e delicioso para comer in loco em uma de suas poucas banquetas vermelhas.

Além dos varenikes (foto acima), dá para pinçar na deli outros clássicos judaicos como gefilte fish (bolinho de peixe)
vitela assada e caldo caseiro de frango, que pode acompanhar matzo ball (bolinhas de matzá, o pão sem fermento), além de reedições de clássicos como o borscht, sopa de beterraba, com base de caldo de legumes, ganha uma versão caramelizada. No almoço, a vedete é o PF da Paca (R$ 18) que, vale lembrar, não tem nada de judaico. De base vegana, mas com a opção de acrescentar uma proteína animal, o prato feito reúne grãos, leguminosas e vegetais diversos, em combinações que mudam a cada dia. “Não tem nada de extraordinário, é uma comida caseira, variada e saudável, o que eu queria que meu filho comesse todos os dias, o que a gente deveria comer todos os dias”, explica Clarice. Não é um must?

Caldo caseiro de frango acompanhado de matzo ball, um dos pratos disponíveis para viagem no Paca Polaca || Créditos: Divulgação

Paca Polaca
Endereço: Rua Amália de Noronha, 339, Pinheiros
Telefone: 11 3060-8228
Funcionamento: seg. a sex: das 10h às 19h, sáb das 9h às 15h.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter