Publicidade
Luiz Fernando Carvalho|| Créditos: Beatriz Chica

Com adaptação de grandes textos da literatura, o diretor Luiz Fernando Carvalho faz da televisão um veículo de obras-primas.

Da Revista PODER de fevereiro
Por Raul Duarte

Como acontece com praticamente todo mundo, Luiz Fernando Carvalho também era indeciso sobre a carreira que gostaria de seguir. Chegou a cursar arquitetura e letras, e nutria ainda uma paixão pela medicina. “Sonhava em ser cardiologista”, conta. De certa forma, a profissão que escolheu mexe com o coração. “Ser diretor é transmitir emoções da melhor forma possível”, diz o diretor de séries e de novelas na Rede Globo.

Seus primeiros trabalhos na TV foram em 1985 como diretor-assistente em O Tempo e o Vento e Grande Sertão: Veredas, e já revelavam o gosto de Carvalho pelos clássicos. “Meu pai era engenheiro e tinha uma estante cheia de livros. Isso me fez tomar gosto pela leitura.”

No currículo desse carioca de 56 anos estão adaptações da literatura para a linguagem televisiva, como a série Os Maias (do romance de Eça de Queirós), A Pedra do Reino (inspirada na obra de Ariano Suassuna) e Capitu (de Dom Casmurro, de Machado de Assis). Sua última empreitada foi a minissérie Dois Irmãos, feita a partir do livro homônimo de Milton Hatoum.

O diretor capricha na linguagem visual e esse perfeccionismo ficou evidente em sua última novela, Velho Chico. “A melhor homenagem a Domingos (Montagner, que morreu durante a novela) é ter feito um trabalho em que ele, certamente, se orgulhou de ter tomado parte.”

Satisfeito com Dois Irmãos, que considera sua obra mais madura, Carvalho pretende encarar Clarice Lispector com A Paixão Segundo G.H. “O livro traz questões pertinentes para a TV. Muita gente só tem acesso a esse nível de cultura desse modo.”

Diretor: Luchino Visconti
Autor: Benedito Ruy Barbosa
Arte: vida!
Educação: … e cidadania, a base da civilização
Brasil: de um potencial imenso em tantos setores, mas que se encontra em abandono, retrocedendo
Cidade: Rio de Janeiro
Refúgio: as praias desertas de Alagoas
Trabalho: amor, consciência e rigor
Família: quantas saudades
Televisão: se faz necessária quando a estética é filha da ética
Clássicos: Chacrinha e (Fiódor) Dostóievski

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter