Publicidade
Bloco do Cortejo Afro em Salvador
Bloco do Cortejo Afro em Salvador

Salvador é conhecida pelo famoso Carnaval que toma conta das ruas da cidade, mas poucas pessoas conhecem o outro lado da folia: o afro. O artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à cultura africana, é o responsável pelas estampas dos blocos afros e afoxés da capital baiana. Seus tecidos decoram a casa de Caetano Veloso, por exemplo. Nos últimos 15 anos, Alberto se dedica ao Cortejo Afro, bloco que resgata os valores estéticos do Carnaval de Salvador e que atualmente está em busca de apoio e patrocínios.

Em seu trabalho, Pitta explora estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade. Os ensaios pré-Carnaval do cortejo, , acontecem semanalmente durante o verão e são conhecidos pela participação de muitos convidados famosos como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Caetano Veloso e muitos outros.

Pois bem: a novidade para o próximo ano é o Afródromo, um novo circuito destinado ao desfile de blocos afro. “Este projeto é de Carlinhos Brown e está chamando a atenção da cidade por ser muito profissional, com estrutura grande”, disse Alberto Pita. Uma ótima maneira de conhecer o outro lado do Carnaval mais popular do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter