Publicidade
Obras “Menino com Carneiro” (1954) e “Meninos Brincando”(1955) de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação
Obras “Menino com Carneiro” (1954) e “Meninos Brincando”(1955) de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação

O Parque Cândido Portinari – na zona oeste de São Paulo – agora honra o seu próprio nome. É que quem for passear por ali, vai se deparar com reproduções de obras do pintor de Brodowski em azulejos, todas com a temática da infância. Os painéis têm as mesmas dimensões das pinturas originais e a ideia é aproximar o público da obra de Portinari.

A escolha das obras foi feita pelo professor João Cândido Portinari, único filho do pintor e responsável pelo espólio do pai. “Pensando no grande amor que meu pai dedicava às crianças, elegemos o tema da infância para decorar este espaço que, naturalmente, será frequentado por meninos e meninas que se verão retratados pelo artista. O mundo de Candinho é um convite para um passeio lúdico à cultura brasileira, passando pelo universo infantil de menino do interior: as delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodowski, sua cidade natal; de brincar de gude, pião, ioiô, de amarelinha, de pique e de pular carniça, entre tantos folguedos próprios daquela época. Este mundo repleto de simplicidade, mas rico em valores humanos, poderá ser apreciado no parque que tem o nome dele e assim levar a cada um dos frequentadores desse espaço a mensagem do artista de amor e paz”, conclui o professor.

Em exibição estão: Papa-Vento(1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Careiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1055). As reproduções foram feitas em azulejo pela Via Rosa Porcelanato em parceria com o governo do Estado de São Paulo e a Congás, além de receber apoio do Projeto Portinari.

Obra “Meninos com Carneiro” (1955), de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação

Parque Urbano Cândido Portinari
Avenida Queirós Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos
Horário de funcionamento: das 5h30 às 19h

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter