Publicidade
Obras “Menino com Carneiro” (1954) e “Meninos Brincando”(1955) de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação
Obras “Menino com Carneiro” (1954) e “Meninos Brincando”(1955) de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação

O Parque Cândido Portinari – na zona oeste de São Paulo – agora honra o seu próprio nome. É que quem for passear por ali, vai se deparar com reproduções de obras do pintor de Brodowski em azulejos, todas com a temática da infância. Os painéis têm as mesmas dimensões das pinturas originais e a ideia é aproximar o público da obra de Portinari.

A escolha das obras foi feita pelo professor João Cândido Portinari, único filho do pintor e responsável pelo espólio do pai. “Pensando no grande amor que meu pai dedicava às crianças, elegemos o tema da infância para decorar este espaço que, naturalmente, será frequentado por meninos e meninas que se verão retratados pelo artista. O mundo de Candinho é um convite para um passeio lúdico à cultura brasileira, passando pelo universo infantil de menino do interior: as delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodowski, sua cidade natal; de brincar de gude, pião, ioiô, de amarelinha, de pique e de pular carniça, entre tantos folguedos próprios daquela época. Este mundo repleto de simplicidade, mas rico em valores humanos, poderá ser apreciado no parque que tem o nome dele e assim levar a cada um dos frequentadores desse espaço a mensagem do artista de amor e paz”, conclui o professor.

Em exibição estão: Papa-Vento(1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Careiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1055). As reproduções foram feitas em azulejo pela Via Rosa Porcelanato em parceria com o governo do Estado de São Paulo e a Congás, além de receber apoio do Projeto Portinari.

Obra “Meninos com Carneiro” (1955), de Cândido Portinari || Créditos: Divulgação

Parque Urbano Cândido Portinari
Avenida Queirós Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos
Horário de funcionamento: das 5h30 às 19h

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Quando a Vulnerabilidade Assusta Hollywood

Quando a Vulnerabilidade Assusta Hollywood

Kristen Stewart reacende o debate sobre gênero em Hollywood ao afirmar que atuar é, por natureza, um gesto “não-masculino” por exigir vulnerabilidade. Em entrevistas repercutidas por Yahoo News UK, The Guardian e The Independent, ela critica a diferença de tratamento entre homens celebrados por “profundidade emocional” e mulheres frequentemente rotuladas como “instáveis”. Stewart questiona o prestígio seletivo do Method acting e expõe como a indústria ainda opera sob padrões antiquados de masculinidade. Sua fala provoca desconforto justamente por revelar uma estrutura que já não se sustenta.

Instagram

Twitter