Publicidade
Reprodução
Alicia Keys, Erika Januza, Giovana Cordeiro, Ludmilla e Kéfera // Reprodução

É tempo de se libertar! Hoje em dia ouvimos muito falar em transição capilar, quando as mulheres dão adeus aos procedimentos químicos para alisar os cabelos. E muita celeb aderiu: Erika Januza, Kéfera, Giovana Cordeiro, Ludmilla e até Alicia Keys assumiram seus cachos. Para entender um pouco mais sobre esse processo, um papo com a expert Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall. Anote!

O que é transição capilar? É só do liso para o cacheado ou também envolve outros tipos de cabelo?
Daniela Albuquerque: É toda forma de aceitação do seu próprio fio e deixá-lo crescer natural. Em 95% dos casos, eles vão do liso ao cacheado.

O movimento das cacheadas está muito em alta e elas estão quebrando a barreira do padrão de beleza imposto pela sociedade há anos. Para largar o cabelo liso e voltar para o natural, a única solução é passar pela transição capilar?
DA: Sim. A única solução é deixar os fios crescerem. A mulher pode acelerar o processo cortando sempre e deixando-os bem curtos (também chamado de ‘big chop’, ou ‘grande corte’), pois desta forma o comprimento alisado vai embora de vez. Aí é só esperar que eles cresçam naturalmente.

Muitas mulheres acabam desistindo da transição capilar por ser demorada e pela aparência no meio do processo. Existe alguma maneira de acelerar o processo? Além disso, como fazer para disfarçar a irregularidade dos fios?
DA: Existem algumas vitaminas que aceleram o processo de crescimento dos fios, mas para isso, deve-se procurar um dermatologista. O babyliss pode ser um aliado para disfarçar a diferença, ou até mesmo prender os fios em um penteado. Algumas mulheres optam pelas tranças nagô.

Quais são os hábitos essenciais para quem está passando por uma transição capilar?
DA: Abrir mão de qualquer química e apostar em produtos hidratantes para recuperar os fios. Deve ter, acima de tudo, paciência para passar por toda a transição.

Quais são os produtos que não podem faltar na nécessaire?
DA: Uma boa máscara capilar reconstrutora, leave-in e um protetor térmico, principalmente se a pessoa quiser usar chapinha e secador para os fios não ficarem desiguais.

E que tratamentos ajudam durante o processo?
DA: Tratamentos reconstrutores, como cauterizações e hidratações.

Existe algum tratamento com produtos naturais? Qual?
DA: Sim, existem os com óleos de coco e murumuru, que são naturais e ajudam a assentar e hidratar os fios.

Como baixar o volume?
DA: Sem química, apenas com uso de ferramentas térmicas. O uso de pente de madeira também é aconselhável.

E para dar mais formato aos cachos?
DA: Com babyliss largo, para cachos maiores, ou com o método mais antigo e bem eficaz, bobes!

Uma dica para quem está passando pelo processo.
DA: Ter bastante paciência e certeza de que deseja assumir os fios naturais. Procure um bom especialista para acompanhar o processo e traçar um cronograma com nutrições e cauterizações.

[galeria]4687265[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter