Publicidade
Nina Simone e Angela Davis || Créditos: Reprodução

Dia 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e também o Dia Teresa de Benguela, líder quilombola que contribuiu para as lutas pela libertação negra no Brasil. Em comemoração, o coletivo Di Jeje, fundado pela professora Jaqueline Conceição, preparou uma programação especial de cursos que acontecem dos dias 22 a 29 de julho, via Zoom.

Ministrados por Jaqueline, pedagoga e psicanalista doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelo advogado e também professor doutorando Thiago Silva, pesquisador sobre masculinidade e territórios quilombolas a partir do feminismo negro, os cursos vão debater a vida e história de seis intelectuais negras fundamentais para a luta antirracista: Angela Davis, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Gloria Jean Watkins (bell hooks), Patricia Hill Collins e Nina Simone.

“É uma programação destinada a todas as pessoas interessadas em estudar, aprender e pensar sobre antirracismo a partir do feminismo negro. Nossos cursos têm uma linguagem não acadêmica e são certificados e válidos em todo território nacional na modalidade curso livre de extensão. As aulas acontecem ao vivo, mas o conteúdo é gravado e fica disponível por 30 dias, há apoio teórico com indicação de bibliografia complementar sobre as autoras estudadas”, explica Jaqueline.

Aos interessados, o Especial Mulheres Negras já está disponível para compra através do site oficial do Coletivo por R$195. “Aqueles que quiserem apoiar a ideia mas não puderem fazer o curso podem doar bolsas de estudo no valor, ou qualquer outra quantia, e nós disponibilizamos as vagas para mulheres negras que não podem custear a experiência”, pontua Jaqueline que também é coordenadora do Coletivo. A doação pode ser feita via PIX: CNPJ 37.486.150/0001-67 Coletivo Di Jeje Cultura e Ensino LTDA/ Banco Santander.

Especial Mulheres Negras, Coletivo Di Jeje || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter