Pac-Man, o maior jogo de arcade de todos os tempos, completa 35 anos nesta sexta. Lançado pela empresa japonesa Namco em 1980 para o console Atari 2600, o projeto animado e colorido com um personagem central atraente e comilão foi projetado originalmente para atrair mulheres jovens e casais, mas o sucesso foi tamanho que era impossível não resistir à comilança da simpática bolinha amarela.
O designer Tōru Iwatani, pai de Pac-Man, chegou a explicar em entrevistas que a inspiração para o game é exatamente a que todo mundo pensa: uma pizza com um pedaço faltando. Ele disse que a ideia surgiu quando resolveu comer uma pizza de mussarela sozinho e, ao tirar o primeiro pedaço, visualizou o que conhecemos hoje. A seguir, curiosidades do jogo.
Comer para ficar forte
A mecânica “power-up”, que concede mais poder temporariamente a ele, e assim os fantasmas podiam ser devorados, foi inspirada no desenho animado Popeye e seu espinafre.

Inteligência Artificial
Cada fantasminha tinha uma “personalidade” no jogo. Um deles, o principal, tentava comer o Pac-Man. Outros dois tentavam se antecipar ao pegar o personagem de surpresa, enquanto o quarto e último fantasminha era o “covarde”, que só encarava o Pac-Man quando estava perto dos seus outros amigos.
Curiosidade: a Namco queria que todos os fantasmas fossem vermelhos, mas a ideia foi vencida após uma pesquisa com usuários que preferiram eles coloridos.

Cifrões perdidos
Em 2010, durante as comemorações de 30 anos do game, o Google prestou uma homenagem trocando seu logo por um divertido minigame. O resultado? Milhares de empresas reclamaram da procrastinação de seus funcionários com a brincadeira. Um estudo publicado posteriormente indicou que os prejuízos por empregados que trocaram o trabalho pelo joguinho do Google chegaram a quase R$ 300 milhões.

Partida perfeita
Se você, assim como a gente, está em busca de vencer e “zerar” o jogo, uma triste notícia: o jogo não tem um final propriamente dito: você continua jogando e ela se torna cada vez mais difícil. Alguns mestres do jogo, porém, dizem que após na 256ª fase do jogo ocorre um defeito impossível de continuar a maratona.

E aí, bora para uma partidinha?
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