Publicidade

Esta é uma semana agitada para o mundo das artes argentino! Além da inauguração do Faena Art Center, nessa quarta-feira, uma instituição importante da capital portenha completa 10 anos. Trata-se do Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires -, cuja festa de aniversário reuniu, na terça, personalidades da cultura, políticos – como o secretário de Cultura, Jorge Coscia – e diplomatas.

* Para comemorar a data, o museu inaugurou uma retrospectiva do artista venezuelano Carlos-Cruz Diez e uma exposição de arte latinoamericana do século 20, com obras emblemáticas da coleção permanente e 14 peças-chave do Museum of Fine Arts de Houston, nos Estados Unidos. Haverá ainda palestras, seminários, mostras de cinema e apresentações musicais.

* Desde a sua inauguração, o museu recebeu mais de 3 milhões de visitantes – uma média de 350 mil pessoas por ano. A coleção atual tem mais de 500 obras de arte, o dobro do patrimônio inicial levado por Eduardo Constantini, fundador do museu. É no Malba que está, por exemplo, “O Abaporu”, mítico quadro de Tarsila do Amaral. Além do acervo, o local realizou mais de 120 exposições temporárias e se firmou como referência no continente. Parabéns!

Malba: aniversário de 10 anos

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.

Instagram

Twitter