Publicidade
85 obras do artista espanhol Joan Miró devem ficar definitivamente em solo português!
85 obras do artista espanhol Joan Miró devem ficar definitivamente em solo português! || Crédito: Getty Images / Reprodução
85 obras do artista espanhol Joan Miró devem ficar definitivamente em solo português! || Crédito: Getty Images / Reprodução

Chegou ao fim uma das maiores disputas do mundo das artes internacional. Em decisão confirmada nesta terça-feira, o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, anunciou que as 85 obras do artista espanhol Joan Miró que pertenciam ao Banco Português de Negócios e estão sob o poder do estado português desde a nacionalização da instituição, em 2008, permanecerão no país europeu. Mesmo que vendidas, o que somente acontecerá dentro de certas condições, as obras não poderão deixar Portugal.

A polêmica teve início há cerca de dois anos, quando o governo anterior ao de Costa tentou em vão vender as obras, com valor total estimado em cerca de € 35 milhões (R$ 127,4 milhões), em um leilão realizado pela Christie’s de Londres. Por causa de questionamentos judiciais que surgiram na época, a casa de leilões mais tarde cancelou o leilão.

A partir do próximo sábado, as obras serão expostas no Museu de Serralves, no Porto, em uma mostra intitulada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, e que ficará em cartaz até o dia 28 de janeiro. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter