Publicidade
a

 

“Autorretrato com colar” por Frida Kahlo (1933) || Crédito: Divulgação

A exposição “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas mexicanas” enfim chega ao Rio. A mostra, que foi sucesso absoluto no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abre para convidados nesta sexta-feira e para o público neste sábado, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição traz uma série de pinturas, esculturas e fotografias, além de vestimentas, acessórios, documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens. Frida, que era comunista, virou ícone de moda e inspiração para as grandes casas de alta costura da atualidade.

Ela usava as roupas com intenção ideológica, de afirmação da mulher e da cultura indígena, e se vestia de acordo com os costumes dos povos nahua, otomíe, totonaca, yalalteca, mixteca e zapoteca. Alguns dos trajes usados pela pintora estarão na exposição.

*

Em torno dos trabalhos de Frida Kahlo estarão cerca de cem obras de outras quatorze artistas, principalmente mulheres nascidas ou radicadas no México, autoras de potentes produções. Confira abaixo!

[galeria]4009011[/galeria]

“Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México”
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Centro – Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Quando: 30 de janeiro a 27 de março de 2016 – Terça a domingo, das 10h às 21h

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter