Publicidade
Amazônia | Crédito: Pixabay

Para celebrar e conscientizar as pessoas sobre o maior bioma do mundo, o Dia da Amazônia é celebrado neste domingo. Um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade, sendo a maior reserva natural do planeta, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Além de ser o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, e como fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais, a floresta é responsável por cerca de 70% da energia elétrica gerada no Brasil. É na Amazônia que estão planejadas grande parte dos projetos de hidrelétricas como Belo Monte, Jirau e Teles Pires.

No entanto, um estudo internacional publicado na revista científica “Nature”, com a participação de cientistas brasileiros, revela que os incêndios que atingiram a Amazônia desde 2001 podem ter afetado 95,5% das espécies de plantas e animais vertebrados conhecidas em todo o bioma. Para ajudar nesta luta coletiva, Glamurama selecionou algumas dicas para ajudar na preservação da maior floresta do mundo:

  • Reduza o consumo de papel e madeira: A ideia é diminuir itens descartáveis (como guardanapos, papéis, pratos e canudos), digitalizar documentos e fazer a reciclagem de produtos usados. Ao comprar móveis e itens de construção, prefira empresas que trabalham apenas com madeira de reflorestamento. Outra dica é apoiar marcas em geral que produzem de forma sustentável.
  • Reduza o consumo de carne vermelha: O consumo de carne reduzirá a demanda por ela, desta forma, acabando com os incentivos para derrubar mais florestas destinadas à criação de gado. De acordo com uma série de relatórios publicados pelo Greenpeace, a pecuária faz parte dos principais fatores de devastação ilegal na Amazônia, ocupando 80% das áreas desmatadas.
  • Rede de apoio: Contribuir com doações de bens e tempo em instituições a favor da preservação, assinar e divulgar petições com foco em políticas públicas, participar de ativações, mobilizações e campanhas, cobrar posicionamento de marcas e pessoas com relevância para a causa.
  • Cuidar da terra: Apoiar a resistência dos povos indígenas e firmar projetos de agrofloresta e outros de impacto socioambiental positivo.

Além de entretenimento, a arte pode servir de conscientização. Então, confira três dicas culturais que ressaltam a importância da data:

Série – “Aruanas”: A produção dos Estúdios Globo, lançada exclusivamente pelo serviço de streaming Globoplay, conta a histórias de três ativistas de uma ONG em defesa do meio ambiente, vividas por Débora Falabella, Leandra Leal e Tais Araújo.

Livro – “Amazônia” (editora Taschen), por Sebastião Salgado: Dedicado aos povos indígenas da região amazônica do Brasil, o livro fotográfico é uma celebração da sobrevivência de suas culturas, costumes e línguas. É também uma homenagem ao seu papel como guardiães da beleza, dos recursos naturais e da biodiversidade.

Exposição – “Devolvo Ouro”, por Gabriel Chaim, na Zipper Galeria: A exposição reúne fotografias produzidas pelo artista na Terra Indígena Yanomami, na fronteira entre os estados de Roraima e Amazonas, regiões de Surucucu e Palimiu. Chaim acompanhou durante dois meses a ação do Exército e da Polícia Federal contra o garimpo ilegal naquele lugar. Lá, as condições geológicas justificam a presença do ouro. Já o garimpo ilegal e os sistemáticos ataques aos povos Yanomami são justificados por omissões políticas, em curso há décadas.

Filme – “A Última Floresta”, do diretor Luiz Bolognesi e roteirizado pelo líder indígena Davi Kopenawa Yanomami: A obra retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e as conta para o homem branco que, segundo ele, nunca viu, nem ouviu o seu povo. O filme será reexibido no dia 30, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter