Um dos filmes-ícone dos anos 1960, “Bonequinha de Luxo”, com a elegante Audrey Hepburn no papel da maluquete Holly Golightly, completa 50 anos. E, para comemorar, o crítico norte-americano Sam Wasson lançou um livro, batizado de “Quinta Avenida, 5 da Manhã”, revelando os bastidores da produção. O autor mostra tudo por trás desse clássico do cinema e como Hepburn e sua personagem modificaram a moda, a liberdade feminina e a indústria cinematográfica da década.
* Além de esmiuçar a vida da atriz, em constante conflito entre o estrelato e o papel de esposa e mãe, Wasson traça o perfil de personagens fascinantes e desvenda detalhes pouco conhecidos dos bastidores da produção.
* Os personagens do livro incluem o autor da novela que deu origem ao roteiro, Truman Capote, que queria Marilyn Monroe no papel principal; o diretor Blake Edwards, responsável por boa parte do humor do filme; Edith Head, a figurinista da Paramount que teve de engolir a escolha dos vestidos de Givenchy; Henry Mancini, compositor de “Moon River”, que se tornou imediatamente um standard americano; e a própria cidade de Nova York, como símbolo da modernidade efervescente. Luxo!