Publicidade
Bezinho praticando o stand up padlle e recebendo premiação

Febre em todas as praias, o Stand Up Paddle, ou SUP, conquistou também os frequentadores das praias de Trancoso. Praticado em cima de uma prancha com um remo, o stand up não exige experiência e grande preparo físico: na primeira vez já é possível ficar de pé! Glamurama e Suzuki conversaram com o campeão estadual do SUP Wave em 2012 e vice-campeão brasileiro do SUP Race em 2013, Bezinho Otero, para saber algumas dicas sobre a nova mania nacional.

– Como começou no SUP?

– Eu já surfava. Comecei no stand up em 2006, 2007, através de um amigo no Hawaii. Na época eu estava procurando um longboard para curar o marasmo dos verões sem onda. Voltei do Hawaii já com um remo que comprei por lá e procurei quem já tinha SUP no Rio de Janeiro. Mas dava para contar em uma mão os adeptos do esporte, entre eles Eraldo Gueiros, Rico de Souza e Braulio Carsalade. O último me vendeu uma prancha dele.

– Ficou encantado de cara?

– Era uma forma diferente de surfar nas ondinhas pequenas, uma outra abordagem. A partir daí começou a virar um desafio, pegar ondas maiores, tubulares.

– Quais são as dicas para quem quer começar no stad up?

– Hoje já é bem fácil começar no esporte. Com o material certo você já sai remando no primeiro dia. Mas a dica principal é buscar um professor que conheça bem o esporte, que tenha noção de ventos e mares. O ideal é que não tenha vento e que as águas estejam calmas e paradas. Para viajar é interessante o SUP inflável, cabe em uma mochila e é bem fácil transportar.

– Como se posicionar na prancha?

– Os pés para um iniciante devem estar paralelo e o corpo posicionado em cima do handle, o lugar onde se coloca a mão para carregar a prancha. Lá é o ponto de equilíbrio da prancha

– Quais são os erros mais comuns?

– Por incrível que pareça, remar com a pá do remo do lado contrário. Para facilitar, normalmente, a parte que deve estar virada para frente tem a logomarca do fabricante do remo. Caso não tenha, deve ser observado a curvatura do remo, que deve estar apontada para frente.

Serviço:
Se interessou? Os melhores locais de Trancoso para se praticar são a praia dos Coqueiros, praia dos Nativos e o rio Trancoso. O professor Romualdo tem uma tenda na praia dos coqueiros, onde aluga pranchas de stand up e também dá aulas particulares. O aluguel sai por R$ 50 a hora e a aula, R$ 100. Contato Romualdo Surf: (73) 8127 7388 .

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter