Publicidade
Tom Zé no jardim da Casa Glamurama || Créditos: Glamurama

A Casa Glamurama recebeu na tarde dessa sexta-feira a presença ilustre de Tom Zé, convidado da semana para a gravação do programa “Que Loucura é Essa?” com Joyce Pascowitch, que vai ao ar nessaa sexta-feira. Tom Zé estava acompanhado de sua mulher, Neusa, com quem é casado há 47 anos. Aproveitamos a deixa para descobrir quais são os queridinhos do artista quando o assunto é cultura. Espia só!

Glamurama: O que anda em sua cabeceira?
Tom Zé: “Elena Ferrante, que deve ser uma das escritoras mais populares do mundo agora e que, com uma fluência inacreditável, conquista quem põe os olhos numa página dela. Ela tem quatro livros publicados apenas e nunca dá entrevistas.”

Glamurama: Um filme que viu recentemente e amou:
Tom Zé: “Outro dia vi um filme e falei: ‘Graças a Deus estou achando filmes pra substituir o ‘Cidadão Kane’, de Orson Welles. Ando doido pra descobrir filmes pra tirar da minha lista moral ‘Cidadão Kane’, então quero falar de filmes bobos. Às vezes achamos uns que eu e Neusa [sua mulher] falamos assim: ‘É ótimo!’. Porque a gente não tá interessado em ver nada a não ser uma historinha e escrever bem é uma arte maravilhosa. Por escrever bem estamos nos referindo a toda a espinha dorsal que sustenta a literatura com clássicos.”

Glamurama: O que você anda ouvindo?
Tom Zé: “Além de David Byrne e essas pessoas que, por carinho e admiração por terem me ajudado e tal, tem no Brasil um artista que eu e a Joyce [Pascowitch] somos apaixonados: o Emicida. Ele é muito mais do que ele próprio pensa e do que o público pensa sobre ele. Ele é uma turbina de pensamento ligada constantemente capaz de socorrer você em qualquer instante. A inspiração é vizinha dele.”

Glamurama: Um artista por quem anda encantado:
Tom Zé: “Renoir, porque ele era muito criticado porque pintava muitos nus femininos e colocava cor na pele humana. Aqui [diz ele apontando para veias da parte interna de seu braço], ele destacaria a cor azul das veias e com isso nos mostra que o corpo tem muito isso. Conjunções sanguíneas e vibrações do sol… e ele, com exagero, dava destaque a isso na pintura e era criticado por isso. Hoje, é o mais amado de todos os impressionistas.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter