Publicidade
À esquerda, foto de Claudio Oiticica, e à direita, título de eleitor cancelado de Paulo Bruscky, ambos em display em “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar”

As instituições de arte do Brasil estão assumindo papeis mais amplos em ano eleitoral ao trazer para seus espaços mostras com contextos que se referem à sociedade e sua relação com a política. O Instituto Tomie Ohtake, por exemplo, inaugura no dia 4 de setembro “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar”, exposição que discute o prejuízo para o imaginário cultural do país na época com a limitação dos direitos democráticos. Isso no ano em que o Ato Institucional No. 5 completa cinco décadas.

Um dos painéis da exposição “O Silêncio que Grita”, em cartaz no Conjunto Nacional || Créditos: Divulgação

Já o Conjunto Nacional, inaugurou nessa quinta-feira, a mostra “O Silêncio que Grita”, que reconta a história desde os primeiros habitantes das Américas até o período contemporâneo, mesclando, por exemplo, a saga da fundação de Brasília com a arte rupestre da Serra da Capivara e diversos personagens históricos. A montagem foi realizada pela Fundação Brasil Meu Amor (FBMA) e a exibição propõe por meio de imagens, vídeos e sons uma “injeção de brasilidade”, além do resgate da história do Brasil despertando a cidadania.

Exposição: AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar
Abertura: 04 de setembro, às 20h
Visitação até 04 de novembro de 2018 – terça a domingo, das 11h às 20h
Destaques em display: artes visuais do período que nasceram em tensão com a interdição da própria opinião política, que chegaram a ser proibidas, destruídas ou a ter circulação foi restrita. Entre elas textos de Hélio Oiticica, depoimento de Gilberto Gil, obras e obras de Antonio Henrique Amaral, Cildo Meireles e Nelson Leirner.

“O Silêncio que Grita”
De 30 de agosto a 23 de setembro, de  segunda a sábado, das 06h às 23h, domingos das 10h às 22h.
Conjunto Nacional –  Av. Paulista, 2073.
Destaque: a exposição acompanha o espetáculo “JK, Um Reencontro com o Brasil”. em turnê pelo Brasil desde 2017, que agora no mês de Setembro, chega em São Paulo nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Gazeta, na Av. Paulista.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter