Publicidade
Mulheres sauditas: agora elas podem ir ao cinema || Créditos: Getty Images
Mulheres sauditas: agora elas podem ir ao cinema || Créditos: Getty Images

Parece até a segunda Primavera Árabe: em mais um passo rumo à modernização, a Arábia Saudita anunciou nessa semana que vai autorizar a abertura de cinemas públicos no começo de 2018, algo que estava banido por lá há mais de 35 anos. Recentemente, o país também decidiu liberar a realização de shows em seu território e finalmente concedeu às mulheres sauditas o direito de dirigir e de assistir jogos de futebol. Todas essas medidas foram tomadas por influência do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, o favorito para suceder no trono o rei Salman, e além do impacto social deverão contribuir para a criação de pelo menos 30 mil empregos até 2030.

Discreto porém extremamente estrategista, Mohammed sonha em transformar a Arábia Saudita no país mais moderno do Oriente Médio, ao menos aos olhos do Ocidente. Também foi dele a ideia de criar uma força-tarefa anticorrupção que culminou, no mês passado, com a prisão de 11 príncipes, muitos dos quais seus inimigos políticos.

Até o poderoso – e bilionário – Alwaleed bin Talal al Saud foi parar atrás das grades. Em parte isso explica porque pouquíssimas pessoas se arriscaram a contrariar Mohammed em seus planos de renovação até agora, principalmente os clérigos que continuam exercendo grande influência entre os homens sauditas menos abertos a reformas que beneficiem o sexo oposto. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter