Publicidade
Montagem da exposição “Sul X North” || Créditos: Divulgação

Foram as pinturas do século 19 de paisagens e botânica da inglesa Marianne North o ponto de partida para a exposição “Sul X North”, que Felipe Cama abre nesta quinta-feira, na Galeria Leme, em São Paulo. “Ela era super bem nascida, só que ao invés de casar e ficar na convivência da aristocracia inglesa, fez as malas e viajou o mundo pintando”, conta Cama sobre a sua fonte de inspiração. Marianne passou pelo Japão, India, México e Brasil. Foi nos registros da pintora do Rio antigo que Felipe encontrou as imagens para a exposição, imagens estas que foram pixelizadas e expostas ao lado de 10 fotos atuais, postadas na internet, que retratam os mesmos locais das pinturas antigas. ” O interessante é ver a mudança que se passou nesse tempo, nas pinturas de Marianne o Pão de Açucar ainda não tinha o bondinho e o Morro do Corcovado ainda não tinha o Cristo, por exemplo”, explica o artista. “A ideia é mostrar o quanto a gente produz, distribui e consome imagens hoje e nem se dá conta do quanto elas são parecidas”, conclui. Confira o sul de North e o nosso!

Montagem com a Lagoa Rodrigo de Freitas, à esquerda, a pintura de Marianne North pixelizada || Créditos: Divulgação

“Sul X North”
Galeria Leme, Av. Valdemar Ferreira, 130, São Paulo
De 13 de agosto a 26 de setembro

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter