Publicidade
Transferência pelo PIX || Créditos: Pixabay
Transferência pelo PIX || Créditos: Pixabay

Muito tem se falado sobre a nova modalidade de serviço financeiro instituída pelo Banco Central do Brasil, o PIX. Ele passará a funcionar em novembro de 2020 e vai permitir que pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos façam pagamentos por meio de operações financeiras eletrônicas instantâneas. Isso fará com que os recebedores possam ter o valor em suas contas em tempo real durante todos os dias do ano (inclusive feriados e fins de semana) com a segurança do Sistema Financeiro Nacional.

Em teoria, é mais fácil, rápido e prático de transferir valores do que os modelos de pagamento tradicionais (DOC e TED). As transações serão feitas sem nenhum contato físico e com autenticação no próprio celular do pagador. Os custos para o uso do PIX também serão menores: R$ 0,01 a cada 10 transações para instituições financeiras e de pagamento e totalmente grátis para pessoas físicas e jurídicas.

Bancos e fintechs com mais de 500 mil contas serão obrigados a introduzir o PIX em seus sistemas de pagamentos e transferências, conforme resolução do BC. Outras instituições também poderão oferecer o serviço, para isso precisam demonstrar interesse perante o Banco Central e iniciar o processo de homologação. O BC também anunciou que está desenvolvendo a opção de saques nos estabelecimentos comerciais por meio do novo sistema de pagamento. (Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter