A festa que comemorou os 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nessa sexta-feira, já entrou para a história como uma das mais poderosas do Brasil. O ex-ministro Clóvis Carvalho, fiel escudeiro de FHC, conseguiu mobilizar a nata do PIB nacional para uma celebração pra lá de chique na Sala São Paulo, no centro da cidade.
* Emocionado com a presença de tantos amigos, Fernando Henrique fez questão de cumprimentar um por um no coquetel servido antes do jantar. Jorge Paulo Lemann, reconhecidamente recluso, esteve por lá. Além de outros pesos-pesados da economia como Marcelo Odebrecht, Jorge Gerdau, Guilherme Leal, da Natura, Joseph Safra – acompanhado de Vicky -, Fábio Barbosa, do Santander, Abram Szajman, André Esteves, do BTG Pactual, o clã Ermírio de Moraes, entre outros.
* O mix de convidados era bem eclético: políticos de Brasília – como Marco Maciel e Jorge Bornhausen; vários representantes do PSDB, como Aécio Neves, José Serra, Aloysio Nunes Ferreira, Tasso Jereissati e Fábio Feldman; artistas – como Irene Ravache, Fulvio Stefanini, Hector Babenco e Maria Adelaide Amaral. Além de ministros do Supremo, como Ellen Gracie, Sepúlveda Pertence e Marco Aurélio Mello.
* Paulo Henrique Cardoso, filho de FHC, não escondia a felicidade. "É maravilhoso ser filho dele, mas também tem o lado difícil, como tudo. Mas o que mais me impressiona é a dedicação que ele tem pelo Brasil", disse ao Glamurama. Paulo Henrique, aliás, passou uma parte da noite conversando com Jorge Paulo Lemann. Outra dupla que engatou conversas longas foi Marcelo Odebrecht e André Esteves.
* Aécio Neves e Serra chegaram juntos, e a gente foi bater um papinho com eles. Aécio disse ao Glamurama que não se inspira em Fernando Henrique apenas como pessoa pública, mas também como amigo. "Ele é uma pessoa extremamente agradável", disse. E sabe o que Aécio daria para ele de presente? "Na verdade é o que eu gostaria de ganhar aos 80 anos: um convite pra jantar com Gisele Bündchen no Cipriani, em Nova York." Já José Serra foi mais prático: "Desejo felicidade, muita felicidade".
* Fernando Henrique queria mesmo saber de comemorar. "Esta é uma noite para os meus amigos, e, na minha idade, a gente dá muito valor às amizades", disse, completando que "nos próximos 80 anos espera ter muita felicidade e vigor para continuar trabalhando pelo Brasil". Mas ainda deixou uma mensagem aos colegas políticos: "Acho que o grande desafio da liderança política hoje é despertar o entusiasmo na sociedade". Recado dado.
* Quer saber o que mais rolou durante o jantar na Sala São Paulo? Clica aqui! Ah, lá na nossa galeria tem todas as fotos.