Publicidade
aaa

 

Escultura de Tim Maia é feita de bronze e alumínio || Crédito: Divulgação

Se Tim Maia já era imortal, vai ser ainda mais. Morto em 1998, ele ganhou nesta sexta-feira uma estátua de bronze na Praça Afonso Pena, na Tijuca, bairro onde Tim nasceu e cresceu. A inauguração aconteceu nesta manhã e contou com a presença do filho do cantor, Carmelo Maia. Com a instalação da escultura, Tim Maia entra para o seleto grupo de artistas imortalizados pelas ruas da cidade, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Renato Russo, Carlos Drummond de Andrade e Chacrinha.

A responsável pela obra é a artista paulista Christina Motta. “Fiz uma pesquisa e comecei a ouvir tudo do Tim: desde músicas a entrevistas. Acabei gostando muito dele, da sua loucura, irreverência. Virei fã. Trabalhava ouvindo as músicas dele. Então resolvi fazê-lo cantando”. Também são de Christina Motta a escultura de Tom Jobim, inaugurada em dezembro de 2014, no Arpoador, em homenagem aos 20 anos da morte do compositor e a “Homem da Chuva”, no Parque do Povo, em São Paulo [abaixo na galeria].

*

A escultura demorou cerca de três meses para ficar pronta e retrata a última fase de Tim, de cabelos mais curto e terno. Feita de bronze e alumínio, foi produzida com as tradicionais latinhas azuis de creme Nivea derretidas, que se transformaram em liga metálica. As latinhas foram arrecadadas nos shows do Projeto Nivea Viva, que homenageia o cantor e compositor neste ano, com duo de Ivete Sangalo e Criolo cantando suas composições.

[galeria]2901511[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter