Publicidade
Estevão Ciavatta com Regina Casé e Xande de Pilares e nas filmagens de “Made in China”

A Saara – sigla de Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega -, região do Centro do Rio conhecida por sua lojas de “muambas”, é o assunto do primeiro longa de ficção de Estevão Ciavatta, o “Made in China” (a palavra China é falada em português no título, como o diretor faz questão de frisar). Em conversa com o Glamurama, Estevão contou que a chegada dos chineses ao pedaço, por volta de 2004, foi a deixa para que pensasse no roteiro do filme, assinado por ele em conjunto com Mauro Wilson, Patrícia Andrade, Rosane Lima e Claudio Lisboa. “É um lugar tradicionalmente de convívio, um caldo cultural de chineses, judeus e árabes. O Brasil é um dos poucos países que não tem uma Chinatown como os outros e afirmo no filme que nunca terá”.

A comédia é estrelada por Regina Casé, mulher de Ciavatta: “Ela é uma superatriz que está há muito tempo longe do cinema. Não usar um talento destes, que está dentro de casa, seria meio esquisito”. E completa: “Mas o filme não é só ela”. No elenco de “Made in China” também estão o cantor e compositor Xande de Pilares – que estreia como ator -, Otávio Augusto, Juliana Alves e o ator chinês Tony Lee. O longa ainda tem ares de superprodução: uma réplica da região foi montada em um estúdio de 1.200 metros quadrados, “seria complicado pedir autorização para cada um dos lojistas”, com um trabalho minucioso do diretor de arte Tiago Marques, “algo difícil no cinema nacional”, segundo Ciavatta.

Desde que conheceu a Saara, o cineasta sempre voltou por lá, “vou sempre comprar doces para o dia de Cosme e Damião, presentes de Natal e aniversário, coisas coloridas para o meu filho (Roque). Dá para fazer uma supercompra com pouco dinheiro!”, anima-se. E Estevão dá a dica, só para o Glamurama, de cinco lugares imperdíveis para visitar na Saara. Anote já!

Padaria Bassil – Rua Senhor dos Passos, 235 “tem um pão árabe, que em São Paulo vocês chamam de Sírio, ótimo!”
Restaurante Cedro do Líbano – Rua Senhor dos Passos, 231
Bazar Xiao Bin – Rua Senhor dos Passos, 199, “uma loja chinesa”
Casa Turuna – Avenida Passos, 125 “ótima casa de fantasias”
Igreja de São Jorge – Rua da Alfândega, 382

Aperte o play e assista ao trailer de “Made in China”, que estreia nos cinemas dia 06 de novembro

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter