Publicidade
"Abaporu", de Tarsila do Amaral desembarca no Rio de Janeiro para a exposição "A Cor do Brasil"
“Abaporu”, de Tarsila do Amaral desembarca no Rio de Janeiro para a exposição “A Cor do Brasil” || Crédito Reprodução
“Abaporu”, de Tarsila do Amaral, desembarca no Rio de Janeiro para a exposição “A Cor do Brasil” || Crédito: Reprodução

Olhos bem abertos – ainda mais se você nunca viu de perto a tela “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, que “vive” no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba) e foi adquirido pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995, por US$ 1,4 milhão.

Um dos quadros mais representativos para o Brasil não pisa em solo verde e amarelo há alguns anos, e depois de tanta saudade, os brasileiros terão a oportunidade de admirar os traços e cores de perto. Com inauguração prevista para o dia 2 de agosto, a exposição “A Cor do Brasil”, com curadoria de Paulo Herkenhoff, Marcelo Campos e Clarissa Diniz, será montada no Museu de Arte do Rio bem a tempo dos Jogos Olímpicos. O acordo para que o quadro viesse ao país foi fechado por Herkenhoff, diretor do museu, que anunciou ainda obras de Portinari, Di Cavalcanti e Volpi na mesma mostra.

Há uma remota possibilidade de o quadro voltar ao país de origem, mas isso só deve acontecer caso uma filial do Malba seja aberta no Brasil, algo que ainda não tem data confirmada. Até lá é bom se contentar com a visita rápida do “Abaporu” – que fica exposto até o dia 9 de outubro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter