Publicidade
Maria de Moraes e Miguel Jost, curador da exposição

“Uma pessoa doce, genial, mas extremamente simples. Tinha muito respeito pelo ser humano”. É assim que Maria de Moraes, a caçula de Vinícius de Moraes, se lembra do pai, que morreu quando ela tinha apenas 10 anos de idade. Hoje, Maria cuida, junto com a irmã, Georgiana de Moraes, da VM, empresa criada pela família do poeta que administra as questões relacionadas à obra dele.

É a primeira vez que a VM produz uma exposição sobre Vinicius, ainda em comemoração ao centenário do poeta, que foi no ano passado. Com curadoria de Miguel Jost e consultoria de conteúdo da própria Maria e de sua sobrinha, Julia de Moraes, a mostra ainda tem direção de arte de Batman Zavareze e cenografia de Suzana Lacevitz. São textos, frases, poesias, letras de músicas, livros, fotos e vídeos apresentados através de oito grandes instalações. Sem contar a programação de shows, palestras e leituras, com grandes nomes da arte ligados a Vinicius, como Toquinho, Edu Lobo, Paula Morelembaum, Miucha, Antônio Cicero, Ruy Castro e Luiz Schwarcz. “São pessoas que têm intimidade com a obra, como Miúcha, que batizou seu primeiro violão de Vinicius, e Luis Schwarcz, que edita a obra dele há quase 20 anos”, conta Maria.

A expo, que está acontecendo na Biblioteca Parque Estadual, no Rio, é gratuita e traz atividades para os estudantes. “Ele era um artista popular, deve estar amarradão”, completa a filha.

Para mais informações, clique aqui.

Detalhes da exposição “Vinicius de Moraes – 100 anos”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter