Publicidade
Antonio Pitanga em cena de “Pitanga”, dirigido por sua filha, Camila || Crédito: Matheus Brandt

O longa “Pitanga”, sobre o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga, vai ganhar exibição Hors Concours no Festival do Rio, que acontece de de 6 a 16 de outubro. É a primeira vez que o filme, dirigido pela filha de Antonio, a atriz Camila Pitanga, e com codireção de Beto Brant, será exibido. A ideia é mostrar o papel do ator – que já foi dirigido por nomes como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr – em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.

Segundo entrevista concedida por Antonio ao Glamurama, além de mostrar encontros com amigos antigos e falar muito sobre cinema e samba, o filme vai denunciar uma série de preconceitos que o ator enfrentou na vida. “Vamos contar a história de um cidadão com todas as suas dificuldades, como o preconceito de cor e por eu ser artista – que naquela época não era bem visto. O filme é um grande encontro que fala das passagens da minha vida. E cada encontro é muito emocionante”, disse.

Camila, em conversa com o Glamurama em 2014, também falou sobre o filme, até então ainda um projeto: “Quero retratar o artista que meu pai é e mostrar toda a sua genialidade. Ele sempre foi uma liderança muito importante, teve, inclusive, que se exilar na época da ditadura”. E seu olhar como filha? “Vai estar presente o tempo todo”, revelou.

*

Entre os nomes que participam do documentário, que tem coprodução da GloboNews e da Globo Filmes, estão Caetano, Gil, Chico Buarque, Cacá Diegues e Bethânia. Vale lembrar que a parceria de Camila com o diretor Beto Brant não é de hoje. Ela protagonizou o longa “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, dirigido por ele e Renato Ciasca. Filme que deu a Camila o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio de 2011.

*

Antonio integrou o elenco de inúmeras novelas e mais de 50 filmes, como “O Pagador de Promessas”, “Lampião, o Rei do Cangaço” e “Zuzu Angel”.

“Pitanga”, filme de filha para pai || Crédito: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter