Publicidade
No total, serão 350 lojas fechadas no mundo e 178 apenas nos Estados Unidos / Crédito: Divulgação

A Forever 21 se tornou uma das marcas de fast fashion mais queridinhas do mundo. Mas, nesse domingo, a varejista californiana anunciou que entrará com pedido de recuperação judicial, que já vinha sendo estudado. A empresa privada, de gerência familiar, reforçou ao longo dos últimos meses seus esforços de reestruturação, dizendo que cessaria as operações em 40 países. De acordo com o que foi informado, só nos Estados Unidos serão fechadas 178 lojas, sendo um total de 350 operações no mundo. No comunicado, a marca afirma que continuará suas operações no México e na América Latina. Atualmente, a Forever 21 tem mais de 800 lojas.

“Passamos de sete para 47 países em um período de menos de seis anos e com isso surgiu muita complexidade”, disse Do Won Chang, um dos fundadores da fast fashion. “O setor de varejo está mudando, houve um abrandamento do tráfego de shopping centers e as vendas estão focadas mais no online”, completa. Bem, a operação online continuará sem mudanças.

A Forever 21, ainda ressaltou que o comércio eletrônico representava 16% de suas vendas, e viu sua receita cair para US$ 3,3 bilhões no ano passado, abaixo dos US$ 4,4 bilhões alcançados em 2016. Enquanto adolescentes e mulheres de 20 e poucos anos eram a principal base de clientes, a Forever 21 acreditava que poderia vender para toda a família, e por isso abriu lojas em cada local desativado que encontrava. Isso no início de sua operação, nos anos 2000, com roupas que imitavam grandes designers, mas com preços baixos. A empresa juntou-se à Zara e à H&M para tornar a “moda rápida” amplamente disponível.

A aproximação da falência é um golpe para a empresa que sempre se orgulhou de dar vida ao sonho americano, além de um lembrete de que a forma de consumo está mudando. “O que esperamos fazer com esse processo é simplificar as coisas, para que possamos voltar a fazer o que fazemos de melhor”, disse Linda Chang, vice-presidente executiva que, ao lado da irmã, Esther Chang, que está mudando a cara da Forever 21.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter