Publicidade
A restauração do Monumento do Ipiranga começou esta semana!
A restauração do Monumento do Ipiranga começou esta semana! || Crédito: iStock
A restauração do Monumento do Ipiranga começou esta semana! || Crédito: iStock

O restaurador francês Antoine Amarger, especialista em esculturas ao ar livre e responsável pelas recentes restaurações de “O Pensador” e “Os Burgueses de Calais” do Museu Rodin, como também pelos bronzes do Museu Picasso em Paris e metais da Sala dos Espelhos do Palácio de Versailles, é quem vai cuidar da restauração do Monumento do Ipiranga em São Paulo, que tem dentro de seu conjunto de esculturas de bronze uma reprodução em baixo relevo do famoso quadro “Independência do Brasil” de Pedro Américo.

Quem contrata Amarger é a Secretaria Municipal de Cultura, por meio de seu Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Em planejamento há dois anos, a obra de restauro agora sai do papel, com um investimento exato de R$ 1.098.709,23, valor que vem dos recursos oriundos do Funcap, fundo municipal destinado à proteção do patrimônio cultural e ambiental paulistano.

“A previsão de entrega do trabalho é de seis meses porém, mesmo após um estudo detalhado, ainda não sabemos exatamente o grau dos problemas que devemos encontrar. Mesmo assim, esperamos poder devolvê-lo à cidade ainda neste ano”, explica o expert Antoine Amarger, que já começou a trabalhar no restauro nessa semana.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter