Publicidade
Caetano posa ao lado de retrato feito em 1981, na inauguração do Gabinete de Leitura Guilherme Araujo, no rio Crédito: Cristina Granato
Caetano posa ao lado de retrato feito em 1981, na inauguração do Gabinete de Leitura Guilherme Araujo, no rio || Crédito: Cristina Granato

 

Caetano posa ao lado de retrato feito em 1981 na inauguração do Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, no Rio || Crédito: Cristina Granato

Uma noite estrelada como há muito tempo não se via no sobrado da rua Redentor, em Ipanema. O local, que foi a casa de Guilherme Araújo nos últimos 30 anos de sua vida, reabriu suas portas para convidados na noite dessa terça-feira com o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Entre os presentes na festa de inauguração estavam Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dedé Gadelha, primeira mulher de Caetano, Flora e Bela Gil, Rogéria, Boni e Jorge Salomão.

Guilherme, morto em 2007, foi empresário de Gil, Bethânia, Caetano e Gal. “Ele era um sujeito com uma visão incrível e uma originalidade incomparável. Ele ficou impressionado com esses baianos e impulsionou as nossas carreiras. Não posso imaginar o Tropicalismo sem ele. Agora, me dá uma saudade olhar para essas fotos todas. Eu vinha sempre aqui, adorava as festas dele. Fico feliz de ver isso acontecer”, disse Caetano.

A casa exibe uma mostra com 60 fotografias clicadas entre os anos 70 e os 80 por Thereza Eugenia, grande amiga de Guilherme, que também fez questão de marcar presença na festa. “Eu fui a selfie dele. Como não existia o celular naquela época, todo lugar que ele ia me chamava para fotografar. Participei de todos os bailes dele”, relembrou a fotógrafa.

A nostalgia também tomou conta de Gilberto Gil. “É um reforço da memória dele, daquilo que ele mais amava na vida que era a música, o entretenimento, os artistas, as amizades. Essa casa conserva tudo isso. A lembrança vendo todas essas fotos, é muito boa… Éramos todos jovens e bonitos (risos)”.

*

A casa de Guilherme Araújo foi cenário dos bailes mais fervidos do Rio de Janeiro nos anos 70 e 80, que recebia desde famílias da alta sociedade carioca, como os Monteiro de Carvalho, até artistas, passando por políticos e figuras da noite do Rio. A propriedade ainda mantém móveis e objetos da época, entre eles, muitos espelhos. “Ele era muito narcísico”, brinca Thereza.

O Gabinete é dirigido por Gilda Mattoso e seu sócio Marcus Vinícius. Guilherme doou a casa para a Secretaria de Cultura do Rio já com o desejo de que fosse transformada em um centro cultural. Abaixo, confira quem passou por lá! (Por Denise Meira do Amaral)

[galeria]3355331[/galeria]

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

Onde: Rua redentor, 157 – Ipanema, Rio de Janeiro

Tel: (21) 2523-1553.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter