Publicidade
Gael García Bernal e a máscara funerária de mosaico feita de jade datada do século 17 e que pertenceu ao povo Maia || Créditos: Divulgação
Gael García Bernal e a máscara funerária de mosaico feita de jade datada do século 17 e que pertenceu ao povo Maia || Créditos: Divulgação

Hollywood adora uma boa história sobre roubo de arte… E para deixar tudo animado por lá, um dos maiores roubos da história do México vai virar filme com direito a Gael García Bernal no elenco. O longa vai remontar o roubo do Museo Nacional de Antropología na noite de Natal de 1985.

A história parece ter sido criada para ir parar nas telonas: ladrões entraram no subsolo do museu de madrugada durante o feriado, passaram pelos dutos do ar-condicionado e levaram embora 124 peças de três diferentes galerias, todas avaliadas em milhões de dólares – a quantidade é grande, mas não deu trabalho nenhum ao grupo, já que tudo que foi levado era pequeno e simples de carregar.

Nove policiais e guardas estavam de plantão naquela noite, mas o roubo só foi descoberto na manhã seguinte – os alarmes do museu estavam desativados e fora de funcionamento por três anos e os guardas não deveriam estar atentos o bastante, já que pacotes de doces e garrafas vazias de bebidas alcoólicas foram encontrados nas guaritas e salas de segurança. Em 2008 a revista “Forbes” classificou a ação como ‘o maior roubo de objetos preciosos’ e o crime ganhou o 4º lugar na lista dos cinco melhores furtos de museus publicados pela “Time” em 2014.

Quando a maior parte da arte roubada foi recuperada em 1989, as autoridades prenderam Carlos Perches Treviño e Ramón Sardina García, além de outras seis prisões em conexão com o roubo, incluindo a popular atriz mexicana Princesa Yamal. Os dois homens passaram seis meses preparando o roubo, fizeram mais de 50 visitas ao museu antes de finalmente colocar o plano em ação. Os artefatos roubados incluíam uma máscara funerária de mosaico de jade e um vaso em forma de macaco que juntos valem mais de US $ 20 milhões (R$35 milhões). Alonso Ruizpalacios é quem vai dirigir o longa, que terá cenas gravadas na Cidade do México, Palenque e Acapulco.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter