Publicidade
Os posts divertidos da Ufizzi no TikTok || Créditos: Reprodução
Os posts divertidos da Ufizzi no TikTok || Créditos: Reprodução

A Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, um dos museus mais tradicionais do mundo, aderiu aos ‘desafios’ do TikTok – sensação do momento na internet. O museu de arte foi um dos primeiros a usar a plataforma de mídia social postando vídeos irreverentes que desafiam sua “reputação”. Em um deles, Vênus e as figuras mitológicas retratadas na clássica obra “Primavera”, de Botticelli, dançam e brincam, que tal? O vídeo irreverente é um dos vários na conta TikTok da Uffizi que brincam com a sua coleção de obras-primas, enquanto o museu tenta transformar sua imagem de um espaço “velho” de arte renascentista para um lugar que os adolescentes italianos – e de todo o mundo – querem explorar.

“Talvez pareça um pouco estúpido”, disse Ilde Forgione, 35 anos, em entrevista ao “The New York Times”. Ela é quem administra a conta e ainda complementou ao jornal americano: “Às vezes você tem que dar às pessoas um ponto de vista diferente, algo que diz: ‘A arte não é chata. Arte não é algo que você aprende na escola. É algo que você pode descobrir por si mesmo”, relatou. Já Eike Schmidt, diretor do museu, afirmou que o Uffizi passou de um atraso para a “vanguarda” das mídias sociais em alguns meses: “Estávamos praticamente na idade da pedra”, isso porque o museu só passou a ter site em 2015 e perfil oficial no Facebook, em março deste ano, depois da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a plataforma informou ao NYT, agora existem 11 museus no TikTok, que tem os jovens como a maioria dos usuários: o Rijksmuseum de Amsterdã, Museu Prado, em Madri, Metropolitan Museum of Art (usou a plataforma no ano passado para alguns projetos, mas sua conta agora está adormecida), entre outros.

Com o sucesso, já são mais de 27,6 mil seguidores, o objetivo é continuar a postar de forma irreverente. O museu reabriu em 2 de junho depois que a Itália flexibilizou a quarentena e agora espera que os fãs da conta do TikTok façam uma visita real: “Seria ótimo se eles fizessem seus próprios tiktokers aqui e nos marcassem”, finalizou Forgione.

Abaixo, alguns dos vídeos do TikTok da Galeria Uffizi. + vm.tiktok.com/JRRp7xv/

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter