Publicidade
Tudo flui! || Créditos: Getty Images
Tudo flui! || Créditos: Getty Images

Tudo flui! Nada nessa vida permanece como está, tudo se movimenta e se transforma, evolui ou regride e sempre tende a mudar. Nossa vida está em constante movimento em todos os sentidos: nascemos pelados e sem dente, depois vêm os cabelos, dentes, pelos… até que finalmente voltamos à poeira.

Quando novos, somos de certa forma “amorais”. Não temos claramente a distinção do certo ou errado e muito menos do que estamos fazendo, é ao longo da jornada da vida que adquirimos e amadurecemos nossa visão sobre o bem e o mal. Tudo flui ao longo do tempo. E é justamente essa característica de “Tudo flui. Tudo muda” a base de Heráclito de Éfeso, um dos maiores e mais importantes filósofos da história, que destacou essa questão como princípio do universo através do elemento fogo. A famosa frase “Não se pode banhar-se duas vezes nas águas de um mesmo rio” é de sua autoria.

Sendo extremamente ilustrativo em seu exemplo, a primeira vez que você vai ao rio, as águas são de um jeito e você também, mas depois de tomar aquele banho maravilhoso, você já não é mais o mesmo, pois está limpo e teve a experiência de nadar, sentir a temperatura da água, ou seja, saiu com algo diferente, seja a informação da temperatura da água ou até mesmo de corpo limpo. Isso se aplica ao rio, a correnteza já levou as águas, os peixes já nadaram para longe e tudo segue seu fluxo. Heráclito chama o movimento de “Devir”, e a natureza de “Physis”, em que a physis é o próprio devir e tudo segue seu curso natural.

Para o filósofo, a realidade está numa constante guerra harmônica entre opostos que se colidem constantemente, dia e noite, quente e frio, bem e mal. Tudo está em um constante movimento que mexe com a realidade. Nós estamos dentro desse devir. Nós fazemos parte desse devir. Acordamos de bom humor ou de mal humor, temos calor ou com frio, estamos elétricos ou com sono, fazemos o bem ou mal.

Acompanhar a mudança nas nossas vidas é algo essencial, pois ela chega independente de estarmos preparados, e o melhor jeito de encarar o que vem de novo e diferente é entender que eles vão ocorrer querendo ou não, e parafraseando Heráclito: segue o fluxo, segue o baile!

Gostou? Assista o vídeo e se inscreva no canal do Glamurama no Youtube.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

A escolha de Bad Bunny para o show do intervalo do Super Bowl LX gerou uma petição com mais de 60 mil assinaturas pedindo sua substituição pelo cantor country George Strait. A polêmica revela divisões culturais nos Estados Unidos e reforça a relevância global do artista porto-riquenho, símbolo de uma nova era do pop multicultural.
Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.

Instagram

Twitter