Publicidade
PerifaCon
Foto: Jeff Delgado

Com a volta dos eventos presenciais, ela está de volta: considerada a “ComicCon da Favela”, a PerifaCon já tem data para voltar ao circuito de eventos de cultura pop de SP. A convenção deste ano será no dia 31 de julho, na Fabrica de Cultura da Brasilândia. O evento é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral que cresceram nas periferias de São Paulo.

O jornalista Jairo Malta, do Cineminuto, esteve na primeira edição da PerifaCon em março de 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, e lá presenciou lá o quão importante é a cultura dentre os jovens da periferia.


“A periferia nunca teve um evento geek com essa maturidade, como se não jogassem videogames e assistissem animes. A PerifaCon é a primeira feira que dá voz aos nerds de quebrada e valoriza a cultura pop na periferia”, diz Malta.

Com a pandemia e toda restrição dos eventos presenciais, a edição de 2020 foi cancelada e em 2021 tivemos a edição online. Mesmo à distância, a versão eletrônica contou com diversas atrações, em três dias de programação gratuita, dentre elas painéis temáticos e concurso de cosplay com premiação de R$ 1 mil.

Wellington Silva, como Pantera Negra, foi o vencedor do Concurso de Cosplay em 2019. Foto: Jairo Malta

“Para nós, é muito importante voltar com nosso evento físico da PerifaCon porque, além de tudo, a periferia e o setor da cultura foram uns dos que mais sofreram com a ausência de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador de favela”, diz Andreza Delgado, uma das organizadoras do evento. “Essa retomada também é um movimento para reafirmar nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela.”

Seguindo os protocolos de recomendações gerais de segurança e saúde, o evento terá uma programação agitada com concurso de cosplay, painéis com mesas, exposições, debates, Arena Gamer e Beco dos Artistas. Em breve serão liberadas mais informações de editais para aqueles que desejam expor, vender, cobrir o evento, participar do concurso de cosplay ou ser voluntário.

Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, a segunda edição da PerifaCon presencial será gratuita.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter