Publicidade
Dominique Guerin e seu "Ninho de Páscoa"
Dominique Guerin e seu “Ninho de Páscoa”|| Créditos: Juliana Rezende
Dominique Guerin e seu Ninho de Páscoa|| Créditos: Juliana Rezende

Por Michelle Licory

Ela não é só a maior rede de boulangeries do Rio. É uma das mais “queridas”, resultado do carisma do chef dono do negócio, Dominique Guerin, um francês que chegou ao Brasil em 1979 e trabalhou em alguns dos principais hotéis do Rio: Sofitel, Copacabana Palace, Intercontinental, Le Méridien… A primeira Guerin carioca abriu em 2012, mais de 90 anos depois da Guerin  “original”, inaugurada por seu avô, em Bernay, na Normandia. O empreendimento de Dominique foi um sucesso, primeiro na Nossa Senhora de Copacabana, 920 – com direito a azulejos importados de seu país, iguaizinhos aos do metrô de Paris. Então, em 2014,  vieram as lojas do Jardim Botânico e da Bartolomeu Mitre, no Leblon – que não duraram um ano… “Fomos vítimas da especulação imobiliária muito forte no Rio até o começo de 2015. O aumento dos alugueis inviabilizou o negócio. Isso porque não aceito economizar na matéria prima. O chocolate é belga, a farinha vem da França…”

Sete vezes mais louca

Quando o chef anunciou que ia fechar também seu primeiro endereço, encerrando de vez o negócio, uma comoção popular chamou a atenção do empresário Omar Peres, dono dos tradicionais Bar Lagoa e do La Fiorentina, no Leme. “Viramos sócios, houve uma injeção de capital e logo abrimos mais cinco boulangeries: duas em Ipanema, uma no mesmo ponto do Jardim Botânico, outra no Lido [Copacabana também, mas quase no Leme] e a da Dias Ferreira, no Leblon. Logo, logo vamos inaugurar a do shopping Fashion Mall, que vai ser grande, com mesinhas.  Minha rotina está sete vezes mais louca”, confessa Dominique, em meio a gírias delicosas misturadas ao ainda forte sotaque, como “caraca” e “diacho”.  “Ah, e mais pra frente a gente abre mais uma, na estrada entre Petrópolis e Itaipava”.

Para sempre, padeiro

“Até hoje, de vez em quando, acordo de madrugada [como todo padeiro] para fazer a baguete. Vamos desativar nosso pequeno centro de produção na Gamboa e concentrar toda a parte de confeitaria aqui na loja de Copacabana, e a de padaria no Leblon. E desses dois pontos distribuiremos para todas as filiais. A do Lido tem um salão confortável e é muito forte como lugar pra tomar café da manhã [nas outras a maioria dos clientes compra pra viagem]. Então a gente vai investir também em waffles e omeletes por lá”.

“O bacalhau é minha mulher que faz”

Claro que a gente não ia visitar a cozinha do chef sem conseguir uma receita para a sua Páscoa, glamurette. “Sou chocólatra. Pode me tirar a cerveja e o whisky, mas o chocolate não deixo de comer. A Páscoa na minha casa? Ah, é rápida. Levo tudo pronto daqui. E o bacalhau é minha mulher que faz”, confessou Dominique, que nestas Olimpíadas Rio 2016 deve fechar parceria com a delegação da França, que terá a parte de gastronomia comandada por Roland Villard, com quem trabalhou no Le Pré Catelan, restaurante do Sofitel. A da Holanda também fez degustações e pode ser mais uma a fechar com ele. Mas chega de papo e mão na massa com a ajuda do passo a passo aqui embaixo, na nossa galeria de fotos!

[galeria]4257721[/galeria]

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter