Publicidade
Créditos: iStock
Créditos: iStock
Esfoliar é preciso! || Créditos: iStock

É hora de recuperar a pele que sofre com os efeitos do sol. E quando a ideia de cuidado com o corpo vem à cabeça das mulheres, a esfoliação aparece como um ótimo tratamento de renovação celular. Mas é preciso tomar cuidado porque nem todo o tipo de pele pode ser esfoliada e aquilo que poderia ser um ótimo aliado pode se tornar um problema. Glamurama conversou com a dermatologista Clarissa Rittes, que cuida de Gabriela Pugliesi, Mica Rocha, Fernanda Paes Leme, Sophia Abrahão e Julia Faria, e armou abaixo o bê-a-bá da esfoliação no corpo e nos lábios. Só acompanhar!

– Basicamente a esfoliação funciona removendo o excesso de queimadura e manto lipídico (responsável por reter a umidade da tez). No caso da pele oleosa, o manto está em excesso, já na pele seca ou normal ele faz a proteção da pele contra as bactérias e fungos.

– O maior erro que as pessoas cometem é esfoliar demais ou com muita força determinada área. O movimento de esfoliação deve ser circular e rápido, e sempre delicado, gentil e suave, evitando concentrar em uma só região.

– Quando a esfoliação retira demais o manto lipídico, surge a acne paradoxal, pois a pele reage entendendo que está faltando sua proteção. É preciso tomar cuidado, existe o risco de achucar e deixar uma porta de entrada para contaminações.

– Peles mais morenas costumam acumular mais queratina e pigmento. Então, assim como peles oleosas, a esfoliação pode ser feita de 15 em 15 dias, respeitando o período de recuperação. Já quem tem pele seca deve fazer esfoliação no máximo há quatro meses, ainda sim com indicação do dermatologista. Não traz benefício para a pele seca a esfoliação, já que remove um elemento que está em escassez.

– Produtos indicados para a esfoliação no corpo jamais podem ser usados no rosto. Eles possuem composições diferentes, e produtos de pé ou mão, se usados no rosto, podem machucar.

– A esfoliação não hidrata. Como no procedimento são removidas as células mortas e o excesso de queratina, os produtos usados em seguida são absorvidos melhor. No caso dos lábios, que estiver com ‘cascudo’ e com muita pele morta, o hidratante que será passado após o procedimento vai garantir um resultado melhor.

– Pode esfoliar os lábios, também gentilmente, com produto de rosto, mas depois é necessário aplicar um hidratante. Repetir a cada 15 dias.

– Quando a pele está queimada do sol, o indicado é não fazer esfoliação.

– Para quem quer esfoliar é essencial ter a orientação de um dermatologista para indicação do melhor produto para cada tipo de pele.

Para ajudar, Glamurama mostra na galeria os melhores esfoliantes para o corpo e os lábios. Vem!

[galeria]4136301[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter