Publicidade

 

Feijoada do Karavelle leva cachaça, carne seca e alho-poró

Para o dia internacional da feijoada, que acontece todo sábado, fomos atrás do bar Karavelle, que conta com ninguém menos que Seu Jorge como sócio. E descobrimos sua receita mais tradicional. Tome nota!

Ingredientes:  

– 400 g de feijão preto bem novinho
– 200 g de carne seca
– 200 g de costela suína salgada
– 5 colheres de sopa de bacon defumado picado
– 2 unidades de paio
– 2 unidades de calabresa defumada
– 1 unidade de pé de porco
– 1 unidade de orelha de porco
– 1 unidade de rabo de porco
– ½ talo de salsão
– 1/2 talo de alho-poró
– 2 colheres de sopa de cebola picada
– 3 colheres de chá de alho picado
– 4 unidades de folha de louro
– 150 ml de cachaça
– 100 ml de suco de laranja
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– 3 unidades de laranja Bahia
– ½ maço de couve
– 200 g de barriga suína
– 200 g de farinha de mandioca
– 2 colheres de tomate picado
– 1 colher de sopa de salsinha picada
– 2 unidades de pimenta dedo de moça
– 2 unidades de banana nanica bem madura
– 1 ovo
– 100 g de farinha de rosca
– 100 g de bacon fatiado
– 3 xícaras de arroz branco

Rendimento: 5 a 7 porções

Modo de preparo:

1 – Um dia antes do preparo, coloque a carne seca e a costelinha para dessalgar, trocando a água de 6 em 6 horas. Mas sem tirar o sal por completo: elas devem ficar levemente salgadas.

2 – Pique o bacon defumado e leve ao fogo em uma panela grande. Quando estiver soltando a gordura, entre com a cebola até ela começar a dourar e depois com o alho. Quando os dois estiverem bem dourados, junte o alho-poró, o salsão, a folha de louro e todas as carnes. Misture bem e deixe um pouco no fogo, até começar a pegar no fundo da panela.

3 – Coloque o feijão, o suco de laranja e a cachaça e complete com água até cobrir generosamente todas as carnes. Deixe cozinhar por 2 a 3 horas, ou até o feijão ficar bem cozido.

4 – Descasque a laranja e corte os gomos, evitando a pele branca.

5 – Corte a couve bem fininha, sem o talo, e refogue no fogo bem quente com alho rapidamente, sem que ela murche e perca água.

6 – Corte a barriga em cubos de mais ou menos 3 cm, leve ao freezer e frite em óleo bem quente até ficar dourada e crocante.

7- Frite 1 colher de sopa de bacon picado, acrescente a farinha de mandioca quando o bacon estiver crocante e torre ela até ficar dourada.

8- Junte o tomate picado, uma colher de sopa de cebola, a salsinha e a pimenta dedo de moça picada. Se quiser um molho suave, retire as sementes, se quiser um molho bem picante, dose a quantidade de sementes de acordo com seu gosto. São elas que darão a picância maior ao molho. Acrescente 50 ml de cachaça e 150 ml de caldo da feijoada.

9 – Corte a banana em dois ou três pedaços, empane passando primeiro no ovo e depois na farinha de rosca e frite em óleo quente.

10- Frite o bacon ate ele ficar seco e crocante.

11 – Cozinhe o arroz com uma colher de sopa de cebola e uma colher de chá de alho, utilizando duas medidas de água fria para uma de arroz.

12 – Sirva cada item separado, incluindo as carnes, linguiças e miúdos da feijoada.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter