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O Glamurama Entrevista desta semana entra no mundo da gastronomia e no movimentado business deste mercado. Nosso convidado é Marcelo Fernandes, sócio de dois restaurantes queridinhos dos paulistanos: o Mercearia do Francês e o japonês Kinoshita, do estrelado chef Murakami. Confira abaixo a conversa.

* Como você ingressou na gastronomia?

“Sempre considerei o segmento muito fascinante, desde quando acompanhava meu avô nas compras para a mercearia e o restaurante da família na época. Além disso, por tradição, tenho o costume de explorar a gastronomia local em viagens pelo mundo. E, alguns anos atrás, quando reencontrei o Alex (Atala), um amigo de adolescência, decidimos abrir o D.O.M. juntos.”

* Por que é um bom negócio?

“Trabalho por paixão e pelo desejo de um dia a gastronomia se tornar um bom negócio. Nesse ramo, o retorno é mesmo mais emocional. A satisfação de receber é o combustível.”

* Como é atuar nos bastidores?

“Meu olhar é sempre mais empresarial. Viajo muito em busca do que está acontecendo no mercado externo porque acho importante estar atualizado e trazer novos conceitos para os clientes. Desenvolver a relação com os melhores fornecedores é fundamental, além de estar presente no restaurante o tempo todo."

* Como é a gestão de um grande restaurante?

“É preciso estar 100% comprometido. Um restaurante é muito mais que uma pequena indústria, um comércio ou uma loja. A busca pela matéria-prima é muito criteriosa: é preciso saber comprar, receber e transformar em produto. E por fim, vender esse produto e receber algum retorno. Ou seja, é uma cadeia produtiva que exige muito foco.”

* O que um restaurante precisa ter para se tornar sinônimo de sucesso?

“Supergastronomia, bons ingredientes e serviço impecável. Tudo tem que andar junto. Além disso, é imprescindível um ambiente acolhedor e uma equipe engajada, feliz em trabalhar. Afinal, é preciso entender que receber o cliente é um privilégio.”

Marcelo Fernandes: gastronomia e negócios

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