Prestes a lançar o livro “Medicina Integrativa: a Cura pelo Equilíbrio”, o doutor Paulo de Tarso Lima, conversou com Glamurama sobre essa abordagem da medicina que nem todo mundo conhece. Craque quando o assunto é saúde e bem-estar, ele é um dos médicos mais procurados pela turma que sabe das coisas. O lançamento do livro rola na próxima quarta-feira, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim.
* O que é a medicina integrativa?
“Trata-se de uma visão mais ampla de saúde e bem-estar. A medicina integrativa propõe um plano de ação para que o paciente possa resgatar a saúde. Cada ação é adaptada para cada pessoa e um dos grandes diferenciais é trazer a participação ativa do paciente no tratamento.”
* Quais pessoas devem procurar este tipo de terapia?
“Tanto os que convivem com algum tipo de doença e procuram ações que visam seu controle, quanto pacientes que não convivem com doenças, mas que não têm saúde – aqueles que vão de médico em médico e não se sentem bem.”
* Cite algumas dicas simples para se viver melhor.
“É preciso atenção à alimentação, ao corpo e à vida em geral. Esse processo de atenção é fundamental e vai além dos guias e das orientações. Por meio de manobras simples, que podem acontecer por muitos caminhos, é possível atingir a consciência da responsabilidade do autocuidado.”
* O que as pessoas vão encontrar no livro?
“Trata-se do primeiro livro em português que fala desse movimento, que é muito estruturado e consolidado nos Estados Unidos. Com uma linguagem simples e arejada, ele traz dicas práticas para voltarmos a atenção ao autocuidado.”