Publicidade
Do K-Pop ao Oscar: a Coréia do Sul está dominando o mundo / Crédito: Reprodução

Se você é do tipo que curte pesquisar sobre tendências e novidades do universo da música, cinema, TV, e até da beleza, com certeza já percebeu que existe um movimento forte vindo do outro lado do mundo, mais especificamente da Coréia do Sul. A verdade é que nunca se falou tanto sobre o país como nos últimos anos, em especial em 2019 e no início de 2020.

O auge da ‘invasão coreana’ se deu no último fim de semana, com a consagração de ‘Parasita’ no Oscar. Um grupo de atores e produtores asiáticos, encabeçado pelo cineasta Bong Joon-Ho ocuparam o palco do evento mais importante do cinema mundial e fizeram história.

Os olhos se voltaram em massa para a Coréia em 2013 com o estouro de um cantor pop meio estranho e divertido chamado Psy. O hit e o clipe de ‘Gangnam Style’, com direito a dancinha e tudo, quebraram a banca e chegaram no topo das paradas. Indícios do que viria a seguir já eram sentidos pelos mais antenados. Logo chegaram chegando os grupos de K-Pop, levando uma legião de fãs à loucura, o hype dos cosméticos coreanos, encabeçado pelas máscaras faciais que viraram a maior mania, os ‘doramas’ (séries de TV) e… por fim, o cinema.

Não é de hoje que a Coréia e Seul, sua riquíssima capital, despontam no mapa, mas de uns tempos para cá vem atingindo outros níveis de popularidade, superando o distanciamento físico, cultura e de idioma. Espia só.

A era do K-Pop
Se você perguntar para a turma mais jovem o que está bombando atualmente, com certeza vai ouvir falar de K-Pop. O ritmo nasceu na Coréia no final dos anos 1980 e ganhou força nos anos 1990. As bandas do gênero seguem o estilo ‘boyband’ ou ‘girlband’, com integrantes jovens e descolados, coreografias impecáveis e clipes superproduzidos.

Aqui no Brasil, o K-Pop entrou na esteira de Psy e seu hit ‘Gangnam Style’, há cerca de cinco anos. Grupos como SHINee, Big Bang, Blackpink (formado apenas por garotas), EXO e a mais conhecida por aqui, BTS, causam tumulto por onde passam. Play para conferir BTS feat. Halsey:

Skincare
Com a ascensão do K-Pop, o mundo voltou suas antenas para a Coréia do Sul e finalmente descobriram a gigantesca, eficiente e divertida indústria de skincare do país. A rotina de beleza das coreanas, que ganhou adeptas nos quatro cantos do planeta, consiste em 10 passos, que vão da limpeza inicial até a aplicação de essências naturais e das famosas máscaras de faciais que prometem relaxar e regenerar a pele.

A maquiagem das coreanas também faz sucesso. Empresas ocidentais correram para lançar seus próprios ‘liptints’, produto multiuso que já era muito usado por lá. A onda da pele ‘juicy’ (suculenta) também é made in Coréia. Agora são eles que ditam as novidades no mercado da beleza. Vem de lá também os

Chegou na Netflix
Música, beleza e… séries! A Netflix sacou o movimento e tratou de incluir diversos ‘doramas’ – como são chamadas as séries televisivas na Coréia – em seu catálogo. O serviço de streaming está sempre renovando a lista de produções, mas podemos citar alguns que você vai encontrar lá: ‘Oh My Ghost’, ‘Mr.Sunshine’, ‘Black’, ‘Saimdang, Let’s Diary’, ‘Persona’, ‘Memórias de Alhambra’, ‘One More Time’, ‘Live’, ‘Last’, ‘Incomplete Life’, ‘Kingdom’, ‘Romance is a Bonus Book’ e ‘My First First Love’.

E não se preocupe, tem para todos os gostos, desde romance e terror até drama.

O Oscar
Depois de algumas produções coreanas terem sido elogiadas pela crítica ocidental, como ‘Invasão Zumbi’, ‘Sonhos Lúcidos’ e ‘The Drug King’, o lacre rolou com ‘Parasita’, filme de Bong Joon-Ho lançado em novembro do ano passado.

O longa, que conta a história de uma família desempregada que engana e se infiltra na casa de uma família rica, conquistou o público ao mostrar o choque de classes existente no país, mesmo problema visto de muitos outros países, e misturar a isso elementos e situações quase surreais. O resultado? Nada menos que quatro estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, dada pela primeira vez na história a uma produção de língua não inglesa. Bong Joon-Ho e a equipe de ‘Parasita’ escancararam de vez as portas do ocidente para a cena coreana. Apenas aguarde o que vem por aí!

https://www.instagram.com/p/B8Zi2H3hEcs/

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter