Histórias que inspiram: A ascensão de Kalinny Nascimento no mercado de mega hair

Foto Stephanie Traldi

“A sociedade fez a gente crescer acreditando que precisa sofrer pra ter um cabelo bonito, principalmente, mulheres crespas, por isso, me aperfeiçoei em técnicas que são menos indolor e que preservam o cabelo natural, para que as clientes vivam somente a alegria genuína de um novo visual” declara Kalinny Nascimento
Kalinny Nascimento_crédito: Fernando Sales

A inspiração em ver sua tia trançando cabelos de meninas da comunidade na zona oeste de São Paulo, fez de Kalinny Nascimento, 17 anos mais tarde, uma das profissionais de referência quando o assunto é mega hair. Por mês, são mais de 250 atendimentos para todos os tipos de serviços que o salão oferece (corte, coloração, tranças, tratamentos capilares), mas a grande parte da clientela busca o cabelo perfeito (textura, comprimento e cor). Ela recebe clientes do Brasil inteiro com as mais diferentes demandas, que vão desde mulheres em transição capilar até as que sofrem com quedas de cabelo por depressão, ansiedade ou pós-bariátrica.

A trancista que iniciou sua trajetória na adolescência logo percebeu o poder de transformação que um mega hair pode proporcionar na autoestima das mulheres. Das técnicas simples de nó e entrelace e uma trajetória de quase 10 anos trabalhando em diversos salões, atendimentos a domicílio e anos dedicados a penteados e noivas, viu nas clientes de mega hair uma fidelização importante para que pudesse abrir seu próprio salão.

O Kally Studio surgiu em 2021, em uma sala de 32m², também na zona oeste. O espaço, que começou com apenas duas cadeiras e duas funcionárias, hoje ocupa uma área maior, com uma equipe de 10 profissionais e múltiplos serviços. A colocação de mega hair é o carro-chefe e reúne diferentes técnicas que priorizam resguardar os fios naturais e agradar a todos os gostos.

“Quando eu comecei a fazer mega hair com as técnicas mais antigas de nó e entrelace, eu percebi que esses métodos causavam muita tração, o cabelo não se desenvolvia e, a longo prazo, o cabelo natural quebrava, afinava, ficava com cicatricial irreversível. Então, eu comecei a procurar cursos e informações para continuar fazendo o mega hair, mas de uma forma mais gentil para o cabelo das clientes”, afirma.

Atualmente, o salão possui 6 métodos diferentes de colocação: fita adesiva; entrelace; nó italiano; ponto americano; microcápsula de queratina; e híbrida. Essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer pessoa, variando de acordo com o gosto e o motivo da colocação, que hoje vai muito além de trazer mais volume. Ela explica que muitas mulheres a procuram porque estão em transição capilar ou de cor, além das que enfrentam queda de cabelo por inúmeras razões – amamentação, puerpério, pós-bariátrica, pós-covid e dengue. “a colocação de mega hair pode ser tanto para quem chega com cabelo fragilizado, quanto para quem gosta de mais volume ou gostaria apenas de fazer um preenchimento na parte de trás da cabeça. São inúmeras possibilidades de mexer com a autoestima mantendo o cabelo natural bem tratado para quando decidirem usá-lo”, afirma.

Entrelace e nó italiano são técnicas tradicionais, mas ambas foram adaptadas pela especialista. A primeira geralmente é aconselhada para clientes que optam por textura diferente do natural sem uso de química. O diferencial está na técnica híbrida, usando microcápsulas para acabamento e permitindo que o couro cabeludo apareça em penteados ou divisões. Tranças posicionadas alinhadas à tela também ajudam a aumentar a respirabilidade dos fios.

A expertise em diferentes métodos, saber mesclá-los para entregar naturalidade e a qualidade dos fios — todos confeccionados pela própria profissional — garantem a satisfação das clientes. O salão trabalha somente com cabelos brasileiros, russos e peruanos. Ela explica o processo: “depois de limpar os fios, eu crio o cacho de acordo com o cabelo natural da cliente, criando assim, uma aplicação totalmente personalizada. Entender sobre ângulo de corte, fundo de clareamento, textura e altura de cor, me ajudaram a chegar nos resultados que eu entrego hoje”.

Para se tornar uma profissional completa, fez curso na L’Oréal Paris onde aprendeu, na teoria, sobre a estrutura e composição do fio capilar. Com isso, entendeu a necessidade de se aperfeiçoar em todos os serviços que garantissem melhor acabamento ao mega hair: tintura, texturização da frente do cabelo, finalização, relaxamento e corte. “Entendi que o meu salão precisava atender todos os serviços para além do mega hair e garantir que elas não iriam fazer serviços tradicionais em outros salões. A cliente vem para fazer a manutenção do cabelo, mas também para cortar, hidratar, fazer um tratamento de ozonioterapia e tudo isso nós podemos oferecer”, afirma.

Entre os tratamentos disponíveis estão relaxamento, alisamento, progressiva, botox, iniciação de terapia capilar, ozonioterapia (recuperação do fio), entre outros. Além disso, ela também é responsável pela venda de cabelo natural não só para o Brasil, mas também para países como Portugal, México, Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica.

Saiba mais em: @kalinny.kallystudio

Sair da versão mobile