Publicidade
Ancient ruins in Rome, Lazio, Italy

A gente sabe que passeios guiados são um jeito prático e à prova de falhas de conhecer os principais pontos turísticos de uma cidade. Mas para quem quer dar um passo além e desvendar mais a fundo um destino, o Booking.com entregou para o Glamurama alguns dos tours alternativos mais bacanas de cinco cidades europeias. Para viver aventuras reais e sair da mesmice!

“Worst Walking Tours” no Porto

Porto  || Créditos: iStock

Com um nome que parece funcionar como psicologia inversa, o “Worst Walking Tour” no Porto dá aos turistas uma perspectiva rara da famosa cidade portuguesa. Em 2012, três arquitetos desempregados decidiram que, em vez de emigrar após a crise financeira, lançariam um projeto para destacar o impacto da crise em Portugal para mostrar aos visitantes a realidade nua e crua da cidade. Edifícios abandonados, mercados antigos e lojas em ruínas em bairros grafitados estão entre os spots selecionados para este passeio. Os guias contam histórias curiosas sobre todos os lugares, ajudando a entender tudo no contexto da política e da cultura locais.

Passeio por telhados em Estocolmo

Estocolmo  || Créditos: iStock

Para os aventureiros, um passeio pelos telhados é a melhor maneira de ver Estocolmo. Equipados com cinturões de segurança e capacetes, os viajantes escalam em telhados históricos, como o da Casa do Parlamento Antigo que tem vista 360º da cidade histórica (Gamla Stan). A 43 metros acima das ruas movimentadas, não é para aqueles que têm medo de altura. Garante momentos de emoção e inclui um resumo da história da capital sueca.

Passeios alternativos em Berlim

Berlim || Créditos: iStock

A Alternative Berlin Tours oferece passeios gratuitos fantásticos, com base em vários temas, como ecologia, arte de rua ou cervejas artesanais. Para os visitantes que gostam de conhecer pessoas e interagir com os locais, o Urban Living Tour, por exemplo, apresenta o turista para três berlinenses em três bairros diferentes. De coberturas luxuosas a estúdios subterrâneos, em cada casa um convite para tomar uma bebida e bater papo, passando por pontos turísticos entre as visitas.

Passeios não-vistos em Praga

Praga || Créditos: iStock

A Pragulic é uma empresa que emprega muitos desabrigados e ex-sem-teto como guias turísticos em Praga. Um deles é Václav, um homem incrivelmente simpático, com excelente senso de humor, que vive embaixo da Ponte Hlavka com seu cachorro e gato desde 2006. Ele pode acompanhar o viajante em diferentes passeios, e os itinerários mudam dependendo de quem você escolher como seu guia. Independente de quem você escolher, você vai conhecer um lado completamente diferente de Praga, ouvir histórias pessoais fascinantes e ver todos os cantos escondidos da cidade.

BonAppetour em Roma

Roma || Créditos: iStock

A BonAppetour conecta você com moradores hospitaleiros de Roma, que o levam para apreciar uma autêntica refeição italiana ou convidam você para comer em casa. É um serviço de valor inestimável se você gosta de descobrir pequenos restaurantes fora do circuito turístico, quer conversar sobre a vida na cidade enquanto saboreia um Aperol ou quer provar a comida caseira local. A empresa oferece cursos de culinária se você também quiser dominar a arte da legítima pasta made in Itália.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter