Publicidade
Créditos: istock
Créditos: istock
Créditos: istock

Com o início do horário de verão, muitos praticantes de atividades físicas têm dificuldades de adaptação, principalmente nos primeiros dias. Isso porque a adaptação pode variar de 10 a 15 dias. O sono e a alimentação são os mais afetados e, por isso, o rendimento do treino acaba prejudicado. “O ato de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria. Nos primeiros dias há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações”, explica a nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse, no Rio de Janeiro.

Para quem malha, o horário de verão pode prejudicar o rendimento devido ao impacto em relação ao sono. É o que explica o médico Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva: “A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto dormimos. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, como treinar, por exemplo”.

Ainda segundo o médico, para que não haja um impacto na rotina de exercícios, o indicado é realizar mudanças em hábitos noturnos. “O ideal é não fazer séries pesadas de musculação antes de dormir, já que isso afeta a qualidade do sono, provocando alterações de humor, sonolência e irritabilidade no dia seguinte”, alerta. Outra dica esperta: não esquecer da proteção solar, já que ganhamos uma horinha a mais de raios solares. As marcas de cosméticos oferecem desde produtos à base de óleo como o Protetor Solar de Buriti da linha Ekos da Natura até produtos de hidratação intensa com cor, que substitui o make e cria um look natural e iluminado até nos dias mais secos.

Shiseido Expert Sun Aging, BB Blur Galderma, Minesol Oil Control Tinted, Óleo Protetor Solar Natura, Avène Réflexe Solaire || Créditos: Divulgação

* E pode se preparar que a próxima aula do Projeto Verão Glamurama está chegando: dia 27 no Sett Coaching. Fique ligado no nosso Instagram com a hashtag #ProjetoVeraoGlamurama.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter