Publicidade
Stephen Wilhite The Webby Awards
Foto: Reprodução/The Webby Awards

Inventor de um dos ícones da comunicação virtual entre as pessoas atualmente, o GIF, Stephen Wilhite morreu no último 14, aos 74 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, depois de duas semanas lutando contra a doença. A informação da morte do cientista da computação americano foi confirmada somente nessa quarta-feira (24) pela família dele para a NPR, a rádio pública dos Estados Unidos.

Wilhite estava cercado por familiares no momento de sua morte, de acordo com as informações da NPR. Ele inventou o GIF em meados dos anos 1980, quando trabalhava na extinta provedora de internet CompuServe, dos EUA, e como uma forma de mostrar conteúdos de animação em formato super comprimido, em uma época em que a velocidade do acesso à internet era bem menor do que a atual.

O GIF – que se pronuncia “jif”, conforme seu inventor esclareceu em 2013, quando recebeu um prêmio pelo conjunto da obra no Webby Awards, o Oscar da internet, chocando muitas pessoas – acabou indo muito além disso. A partir principalmente dos anos 2000, com a popularização das redes sociais, acabou se tornando uma forma de reação às postagens em fóruns públicos e privados, bastante popular no Twitter e precursor dos memes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter