Publicidade
Cápsula de flutuação do Kurotel, spa premiado de Gramado, traz ao Brasil tecnologia de relaxamento profundo || Créditos: Divulgação
Cápsula de flutuação do Kurotel, spa premiado de Gramado, traz ao Brasil tecnologia de relaxamento profundo || Créditos: Divulgação

Por Carol Sganzerla*

A ideia de permanecer dentro de uma cápsula fechada flutuando por mais de meia hora parecia convidativa e assustadora na mesma medida. Só de pensar em ficar em um lugar sem uma fresta de ar já era suficiente para os sintomas da claustrofobia darem as caras. Mas a promessa de relaxamento total da Cápsula de Flutuação venceu e lá estava eu pronta para experimentar o mais novo tratamento do Kurotel, centro contemporâneo de saúde e bem-estar localizado em Gramado (RS) e por anos eleito o melhor spa médico da América Latina pelo World Luxury Spa Award. Frente a frente com a máquina de formato oval, a terapeuta fornece dois protetores de ouvido e explica os botões que devem ser acionados para escolher a cor desejada da cromoterapia – azul, vermelho, amarelo, verde, roxo, lilás –, pausar a música ou chamá-la caso desse vontade de dar o fora dali.

Cápsula fechada e já boiando na água com temperatura regulada a 35,5ºC graus, levou alguns bons minutos até a tensão do corpo diminuir e dar lugar ao prazer de estar naquele ambiente de gravidade zero, aproveitando o fato de estar flutuando, graças aos 500 quilos de sal de Epsom adicionados à água. Do mesmo modo que acontece durante uma prática de meditação, é preciso lutar contra os pensamentos que insistem em querer mudar o foco de não pensar em nada. Mas o silêncio que emana daquele microuniverso, somado ao som extremamente relaxante, vai ajudando a esvaziar a cabeça e fazendo a mente ficar presente no aqui e agora. Passada a fase inicial, a música é interrompida por cerca de dez minutos e a única coisa que ouço são as batidas do coração. Sensação única.

Fecho os olhos e respiro fundo. Consigo desligar a ponto de quase dormir e não sentir nada, nem o peso do corpo. Penso que se desse para relembrar o que sentimos acolhidos dentro do útero, diria que é o que a cápsula de flutuação proporciona. Coincidência ou não, durante os cerca de 40 minutos que ali permaneci, imagens da infância vieram à tona, entre muitas outras que andavam esquecidas.

Além do objetivo principal, de relaxamento profundo, a Cápsula de Flutuação ajuda na redução de estresse e ansiedade e melhora o sistema imunológico, promovendo o bem-estar físico e mental. Importante dizer que a cada troca de cliente a cápsula faz a renovação automática da água. Lembrando que todos os hóspedes são testados no momento do check-in e o Kurotel vem trabalhando com a capacidade reduzida de clientes, cumprindo as medidas restritivas necessárias na pandemia.

*A jornalista viajou a convite do Kurotel.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter